Nos últimos meses atendi vários casos de afecções pulmonares devido ao tempo seco e frio. Muitas espécies podem ser acometidas: aves, roedores, lagomorfos, pequenos primatas, cães, gatos...
Por este motivo decidi fazer uma listinha de alguns cuidados que podemos ter com os nossos pets nestes meses/dias mais frios:
1. Não deixe ele pegar friagem - correntes de ar/vento são muito perigosas para o animalzinho, assim como deixa-lo em um ambiente muito frio. Pode-se usar um aquecedor de chão no ambiente em que o seu animal fica para manter uma temperatura agradável (+- 24°C - nada de exagerar no calor também ta?).
2. O tempo esta muito seco? Compre um aparelho de inalação (daqueles humanos mesmo, sabe?) e faça inalação no seu amiguinho a cada doze horas por quinze minutinhos com soro fisiológico mesmo, até o tempo voltar a ficar mais úmido (se o animal é muito bravo ou se estressa com a manipulação, cubra a gaiola com um paninho e coloque a mangueirinha da inalação dentro da gaiola).
3. Utilize vitaminas para aumentar a imunidade (consulte o seu veterinário para saber qual é a melhor para o seu animal).
4. Seu animalzinho começou a espirrar, não comer direito, ficar mais parado que o normal, ou ter qualquer outra atitude "estranha"? Não perca tempo e leve-o ao veterinário. Quanto antes diagnosticar e começar a tratar a doença, maior a chance dele se recuperar sem maiores problemas!
Espero que tenha ajudado!
Verônica Pardini, DVM

Nenhum comentário:
Postar um comentário