quinta-feira, janeiro 22, 2015

Piolhos não são apenas um problema de seres humanos

Como o título já diz, piolhos são um problema em muitos animais! Cavalos, aves, pequenos roedores, cães, gatos...e muitas outras espécies podem ser parasitadas por essas criaturinhas irritantes.


Estes ectoparasitas são considerados espécie-específicos - isso quer dizer que cada espécie tem o seu piolho. Piolhos humanos não infestam animais, e o contrário também é verdadeiro.

Embora tenham uma grande capacidade de proliferação, eles não sobrevivem mais do que alguns dias no ambiente longe do hospedeiro e são transmitidos por contato direto com animais infestados, bem como com objetos tais como escovas, pentes, cama, etc.

Piolho em porquinho-da-índia
Além de coceira intensa, perda de pelo e irritação da pele, alguns deles também podem causar problemas mais graves como anemia e fraqueza - existem piolhos sugadores (que se alimentam de sangue e causam anemia) e piolhos mastigadores (que se alimentam de restos celulares)


O tratamento varia conforme a espécie afetada, então antes de tratar por conta própria é muito importante procurar um veterinário, já que muitas vez as medicações podem intoxicar os animais quando utilizadas de maneira errada.

Manter o ambiente do seu animal limpo, assim como o próprio bichinho é necessário para a prevenção e controle da doença.

Bom final de semana!
Verônica Pardini, DVM Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário