terça-feira, janeiro 27, 2015

Lenda viva

Os Nativos Americanos contam lendas sobre os búfalos brancos  - animais extremamente raros. 

"Dizem que o búfalo branco aparece na forma de uma mulher vestida em couro branco. Diz a lenda que um homem se comportou com respeito na sua presença, e o outro homem não. O homem desrespeitoso foi transformado em uma pilha de ossos, já ao primeiro foi dado uma flauta, foi ensinado uma música especial e vários rituais, ela prometeu que um dia voltaria em uma nova era, uma era de paz."



Nessa lenda o animal não é um búfalo, mas sim um bisão - muitas pessoas chamam estes animais de búfalo erroneamente, eles são apenas parentes muito, muito distantes dos reais búfalos .

Estes animais sempre foram muito respeitados pelos Nativos Americanos. Quando eram caçados, como forma de agradecimento e repeito, os nativos utilizavam cada parte do seu corpo.

Do outro lado havia os homens brancos que caçavam os bisões por diversão, caçaram tanto que eles quase chegaram a extinção.



Quando o Presidente Grover Cleveland tornou ilegal a caça dos bisões em 1863, havia sobrado apenas 300 animais. Por sorte, após esta lei a população cresceu e se estabilizou novamente

Este grande animal de temperamento imprevisível mora em campos abertos nos EUA e no Canadá - e existe uma espécie de bisão europeu, que mora em matas mais densas. 

O bisão se alimenta basicamente de grama, gravetos e pequenos arbustos.
Por causa do seu tamanho eles têm poucos predadores naturais, mas as vezes são caçados por urso-pardo e lobo cinzento.

Bisão debilitado sendo caçado por um urso pardo
Os bisões são animais magníficos - e devo confessar que um tanto intimidadores! Morria de medo de entrar na exibição deles durante os meus estágios,  jurava que eles viriam correndo atrás de mim! hehe

Boa noite!
Verônica Pardini, DVM Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário