Eu estava aqui pensando no que postar, quando recebi uma ligação para retornar ao hospital veterinário para atender uma calopsita, e no final das contas esse atendimento me inspirou a falar sobre mais uma doença causada por alimentação errada.

A vitamina E é um importante antioxidante, e sua função principal é ajudar a eliminar radicais livres - estes radicais livres prejudicam células, tecidos e órgãos.
Além disso, a vitamina E é necessária para um sistema reprodutor, um sistema imune e um sistema nervoso saudável - ajuda a produzir anticorpos e a transmitir impulsos nervosos da maneira correta.
A deficiência desta vitamina pode ocasionar:
- Cardiopatias - "doenças no coração".
- Distrofia muscular (caso tenha deficiência de selênio também) - "enfraquecimento dos músculos".
- Paralisia das patas.
- Tremores musculares.
- Encefalomalácia - "amolecimento cerebral".
- Incoordenação.
- Morte embrionária.
- Infertilidade.
O tratamento consiste em suplementação da vitamina E e melhora da alimentação, mas deve-se ter consciência que dependendo do grau das lesões não é possível revertê-las.
Bom natal para todos!!
Beijo enorme!
Verônica Pardini, DVM

o q deve ser incluído na alimentação para q não haja carência?
ResponderExcluirFolhas verdes escuras, girassol e milho seriam suficientes?
Olá Veronica,
ExcluirA alimentação pode ser suplementada com complexos vitamínicos próprios para aves. Semente de girassol não são recomendadas. Um pouco de milho, ervilha e linhaça podem ser adicionados a alimentação algumas vezes por semana
Ola. Tenho um galo q demonstra pouca coordenacao motora nas pernas, principalmente na hora da monta nas femeas, seria falta de alguma vitamina?
ResponderExcluir