terça-feira, novembro 25, 2014

Deficiência de vitamina C (escorbuto) em porquinhos da índia

Para todos os amantes e proprietário de porquinhos da índia, hoje o assunto é importante para vocês!

"....Essa doença existe há séculos, mas ficou em maior evidência na época das grandes navegações. Quatro quintos da tripulação de Fernão de Magalhães e cerca de dois terços da tripulação de Vasco da Gama morreram de deficiência de vitamina C.
Hoje em dia essa doença ainda existe em países mais pobres e em pessoas que não se alimentam de frutas e verduras...."


Os porquinhos da índia, assim como nós, não conseguem sintetizar vitamina C. A falta desta vitamina pode causar hemorragias articulares (articulações edemaciadas), hemorragias gengivais, deformidades dentárias, a pelagem fica feia, o animal vocaliza como sinal de dor, o tempo de cicatrização aumenta, tem diarréia, estase gastrointestinal.... e no fim, se não tratado, pode morrer.

A. Edema e hemorragia em articulações. B. Aumento das junções costocondrais.
Eles precisam de 10-25mg/kg de vitamina C diariamente em sua alimentação, fêmeas prenhes necessitam de 30mg/kg/dia.

O diagnóstico é feito através do histórico, sintomas, exames radiográficos e lesões patológicas. Medição dos níveis de ácido ascórbico no sangue pode confirmar o diagnóstico.

Dependendo da gravidade da doença, o veterinário pode escolher fazer vitamina c injetável, ou suplementação via oral até acabar os sintomas.

Mas o mais importante é prevenir que o seu animalzinho tenha essa doença com uma alimentação saudável (leia o post para saber mais)!

Lembre-se este texto é para referência e aprendizado! Se o seu animal está "estranho" leve ele à um VETERINÁRIO especializado ok?
Verônica Pardini, DVM Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: