quinta-feira, junho 19, 2014

Intoxicação por fipronil em coelhos

Boa noite gente! Essa semana foi enrolada e só consegui passar por aqui agora....mas garanto que o post de hoje será muito útil, principalmente para quem tem ou gostaria de ter um coelhinho.

Imagino que muitos de vocês utilizem o  (famoso) Frontline para matar os ectoparasitas (pulgas e carrapatos) dos seus cães e gatos, certo?  Mas vocês sabiam que o princípio ativo dessa medicação, o fipronil, é muito tóxico para coelhos?

O fipronil em coelhos pode causar anorexia e letargia a partir da primeira hora de aplicação, e geralmente depois de 4 dias o animal começa a convulsionar.

Infelizmente, o prognóstico de animais que já estão apresentando sintomas é ruim, e na maioria das vezes o animal vem a óbito.

O sucesso do tratamento é possível, portanto é de extrema importância levar o animal ao veterinário para iniciar o tratamento de suporte e desintoxicação o mais rápido o possível.


Leve sempre o seu animalzinho ao veterinário antes de aplicar qualquer medicação, isso pode ser a diferença entre a vida e a morte do seu amigo!

Beijos e ótimo fim de feriado!
Verônica Pardini, DVM Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário