Peço desculpa pela demora de posts essa semana, tive alguns problemas com imagens do blog que não estavam aparecendo, acho que arrumei tudo, mas se vocês acharem algum post que a imagem não apareça por favor me avisem :)
Hoje venho informar sobre uma doença que esta literalmente dissolvendo estrelas do mar do Canadá até o México.
Em inglês os cientistas batizaram a misteriosa doença de "Sea star wasting syndrome", em português estão chamando de "Síndrome da estrela do mar despedaçada".
As estrelas do mar estão morrendo aos montes e a causa ainda não foi identificada - seria por mudanças no ambiente? Vírus? Bactérias? Os cientistas não tem a menor ideia..... a única coisa que sabemos é que mortes similares ocorreram nas décadas de 70, 80 e 90, mas em menor magnitude.
Essa síndrome começa com uma pequena lesão esbranquiçada (geralmente nos membros), que aumenta de tamanho e começa a dissolver a estrela do mar. Para tentar se livrar da doença o equinoderme "solta" o membro afetado, mas infelizmente isso não evita que a doença se alastre para o resto do seu corpo.
Pesquisadores temem a extinção das espécies mais afetadas pela síndrome, estas espécies também são consideradas predadores importantes em seu ambiente - portanto, com a diminuição dos números de estrela do mar haverá um desequilíbrio no ecossistema, com aumento dos números, principalmente, dos mexilhões.
São muitos os mistérios do mundo, espero que esse seja resolvido o quanto antes.
Verônica Pardini, DVM

Nenhum comentário:
Postar um comentário