sexta-feira, junho 13, 2014

Estrelas despedaçadas

Boa tarde gente!
Peço desculpa pela demora de posts essa semana, tive alguns problemas com imagens do blog que não estavam aparecendo, acho que arrumei tudo, mas se vocês acharem algum post que a imagem não apareça por favor me avisem :)

Hoje venho informar sobre uma doença que esta literalmente dissolvendo estrelas do mar do Canadá até o México.

Em inglês os cientistas batizaram a misteriosa doença de "Sea star wasting syndrome", em português estão chamando de "Síndrome da estrela do mar despedaçada".


As estrelas do mar estão morrendo aos montes e a causa ainda não foi identificada - seria por mudanças no ambiente? Vírus? Bactérias? Os cientistas não tem a menor ideia..... a única coisa que sabemos é que mortes similares ocorreram nas décadas de 70, 80 e 90, mas em menor magnitude.

Essa síndrome começa com uma pequena lesão esbranquiçada (geralmente nos membros), que aumenta de tamanho e começa a dissolver a estrela do mar. Para tentar se livrar da doença o equinoderme "solta" o membro afetado, mas infelizmente isso não evita que a doença se alastre para o resto do seu corpo.


Pesquisadores temem a extinção das espécies mais afetadas pela síndrome, estas espécies também são consideradas predadores importantes em seu ambiente - portanto, com a diminuição dos números de estrela do mar haverá um desequilíbrio no ecossistema, com aumento dos números, principalmente, dos mexilhões.

São muitos os mistérios do mundo, espero que esse seja resolvido o quanto antes.
Verônica Pardini, DVM Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário