quinta-feira, maio 08, 2014

O mundo real de Harry Potter: Vespas-dementadores

Mais uma palestra sobre "Introdução a Contenção Química de Animais Selvagens" confirmada! Dessa vez na faculdade de Medicina Veterinária Moura Lacerda, em Ribeirão Preto na próxima terça-feira (dia 13) as 8:00 da manhã.... semana que vem conto para vocês como foi!

Hoje eu vou liberar parte do meu lado nerd para vocês... confesso que adoro Harry Potter (li todos os livros, vi todos os filmes várias vezes e morri de felicidade de ir ao "mundo de Harry Potter" na Universal Studios em Orlando).... mas o que o Harry Potter tem haver com o tema de hoje? Perai, já conto para vocês!

O mundo de Harru Potter - Orlando (Arquivo pessoal)
Se vocês conhecem um pouco sobre a história desse bruxinho, sabem quem são os dementadores, certo? - aqueles seres-fantasmas-sugadores-da-felicidade-e-alma-das-pessoas.

Então, uma vespa foi nomeada de Ampulex dementor - em homenagem aos dementadores. 
As fêmeas dessas vespas, nativas da Tailândia, pousam em cima de uma barata e injetam uma neurotoxina diretamente no seu cérebro. A barata se torna um "zumbi" e segue a vespa para dentro do ninho. No ninho a vespa bota seus ovos dentro da barata que serve de incubadora, até os ovinhos eclodirem e as larvas se alimentarem da sua mãe barriga-de-aluguel.

Ampulex dementor
Assim como os dementadores nos livros/filmes, as vespas deixam suas vítimas vazias - neste caso, literalmente.

Eu não sei vocês, mas torço para as vespas - odeiooo baratas!
Verônica Pardini, DVM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários: