quinta-feira, maio 15, 2014

A dor e os reflexos de defesa em lulas


Boa tarde!!

Fiquei um tempão procurando algo de novo e interessante para compartilhar com vocês, são vários os trabalhos e notícias que eu li, e apenas um me chamou atenção.

Muitas vezes tentamos entender como o corpo humano funciona, o motivo das nossas sensações e reações....e algumas vezes as explicações vem dos locais mais inesperados.

A maneira como lulas reagem a um estímulo doloroso nos deu algumas pistas sobre a "dor crônica" em seres humanos. Como assim?

Um estudo foi feito com lulas da espécie Doryteuthis (Amerigo) pealeii para avaliar como um animal machucado reage na presença de um predador.

Doryteuthis (Amerigo) pealeii
As lulas foram separadas em dois grupos: no primeiro os cientistas cortaram a pontinha de um dos braços de 20 lulas. O segundo grupo de lulas também teve sua pontinha do braço cortada, mas dessa vez foram anestesiadas localmente antes do procedimento (elas não sentiriam "dor" pelas próximas 6horas) - morri de dó de ler isso, mas continuando....

Essas lulas foram colocadas em contato com um dos seus predadores naturais.

O peixe utilizado como predador foi da espécie Centropristis striata. Os cientistas perceberam que esse peixe ataca primeiro os peixes machucados ao invés dos saudáveis - óbvio né?

Centropristis striata
Mas o que eles acharam interessante é que 45% das lulas que sabiam que estavam machucadas sobreviveram ao ataque, e apenas 25% das lulas anestesiadas localmente não morreram.

Esses resultados mostram que o estímulo doloroso melhora a reposta de defesa dos animais, os deixam mais atentos e com reações mais rápidas quando se encontram em perigo.

Em pessoas, a dor crônica é vista como algo ruim, mas para os nossos ancestrais provavelmente tinha uma função importante para auto-preservação da espécie, de acordo com o neurobiologista da Universidade do Texas, Edgar T. Walters

Um ótimo dia para vocês!
Verônica Pardini, DVM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Nossa, que interessante!!!!!
    Descobri esse site agora e já estou amando. Encantada com todas as matérias. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila! Fico muito feliz que você esteja gostando!
      Beijos!

      Excluir