segunda-feira, março 24, 2014

O papagaio mais raro do mundo

Uma ave que não voa, que pesa até 3kg e de hábitos noturnos é considerado o papagaio mais raro do mundo!


Te apresento o Kakapo (ou papagaio-mocho):


Estas aves são originárias da Nova Zelândia, um arquipélago que durante milhões de anos era habitado principalmente por aves e répteis. O Kakapo não aprendeu nem desenvolveu mecanismos de defesa para escapar de mamíferos predadores - o que deixou nosso amigo papagaio extremamente vulnerável depois que novos animais foram introduzidos em seu habitat pelos europeus.

Seu único método de defesa é ficar completamente paralizado e se camuflar - o que funciona perfeitamente para predadores que usam o sentido da visão (águias) para caçar, mas que não adianta nada para os que usam o sentido do olfato (mamíferos).

Estas aves podem viver entre 95-120 anos, mas infelizmente (para complicar o seu status de conservação) os machos atingem sua maturidade sexual apenas aos 4 anos e as fêmeas aos 6 anos!


Para tentar aumentar o número de animais na natureza foi criado o "Kakapo Recovery Plan", que consiste em translocar os papagaios para ilhas onde não existem predadores, mesmo assim há menos de 150 animais em vida livre.

Por sorte esse número tem aumentado nos últimos anos, então quem sabe essas criaturas carismáticas e amigáveis ainda tem uma chance de continuar existindo no planeta Terra.



Boa semana para todos!
Verônica Pardini, DVM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário