terça-feira, fevereiro 18, 2014

Salve os rinocerontes

Pergunte a pessoa ao lado para o que serve o chifre de rinoceronte na medicina tradicional chinesa. Grandes chances que essa pessoa responderá: "Serve como afrodisíaco". Só que não.


Na realidade os chineses acreditam que o chifre de rinoceronte sirva para muitas coisas (antídoto para envenenamento, para curar possessões demoníacas, dor de cabeça, febre, vomito, como calmante...), mas para melhorar a performance sexual masculina e feminina não é uma delas.

A fama de possuir poderes afrodisíacos veio através de escritores ocidentais que pouco conheciam sobre a medicina tradicional chinesa. Mesmo não sendo utilizado com essa finalidade, os chifres são um dos principais remédios da cultura oriental há séculos.


Ano após ano milhares de rinocerontes são mortos para que arranquem seus chifres. Com isso a população desses animais diminui e o valor do seu chifre aumenta (o valor de um chifre preparado para venda pode chegar a $30.000,00/kg). Até quando a população de rinocerontes irá aguentar a pressão dos caçadores ninguém sabe ao certo.

O Instituto farmacológico da China propôs trocar o chifre de rinoceronte pelo chifre de búfalo em seus remédios, pois os níveis de queratina são parecidos.  

Mas a caça ilegal ainda é uma realidade assustadora.

Chifres apreendidos em Hong Kong
O pior de tudo isso é que não há comprovação científica dos poderes milagrosos do chifre de rinoceronte e/ou búfalo. Quer acreditar no poder da oração, da homeopatia, do vodoo...acredite. Mas a partir do momento que uma crença sem fundamento se baseia na morte de milhares e milhares de animais a ponto de levá-los a margem da extinção, algo deve ser feito a respeito.

Quer saber mais? Quer saber como ajudar a salvar os rinocerontes da extinção?
Acesse: Save the Rhinos

Verônica Pardini, DVM
Curtam a página do blog no Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário