segunda-feira, dezembro 09, 2013

O "Dumbo" das profundezas

O final de semana foi muito bom (e o de vocês?), mas agora é hora de começar mais uma semana!

E porque não começar falando de uma criaturinha muito interessante que pode morar a mais de 4800m de profundidade nos oceanos ao redor do mundo? - na verdade esse é o único membro da família dos polvos que pode chegar a essa profundidade.


O "Polvo Dumbo" (Grimpoteuthis) é um animalzinho que mede entre 20-30cms de altura e tem nadadeiras localizadas na sua "cabeça" que mais parecem orelhas - daí vem o nome "Dumbo".


Eles nadam no chão do oceano a procura de lesmas, pequenos crustáceos, copepods e outros organismos que eles consideram comida -um  fato interessante é que, diferentemente dos outros polvos, eles engolem a sua presa por inteiro.


O método de reprodução é outra característica estranha nesse polvo: foram encontradas fêmeas com ovos em vários estágios, isso significa que ela pode botar os ovos fora de uma "época de reprodução". Além disso os machos possuem uma protuberância em um dos tentáculos que transporta um "pacote de esperma", esse pacote é depositado na fêmea. Cientistas acreditam que a fêmea pode utilizar esse esperma para fertilização quando ela bem entender.

Acompanhe o Dumbo nadando no vídeo abaixo:



Me sinto em paz vendo esse filme, dá até uma relaxada haha!
Uma ótima semana para vocês! Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário