segunda-feira, outubro 21, 2013

O super-rato

Pode não ter aparência de super-herói, mas com certeza tem super poderes!
De quem eu estou falando? Do rato-toupeira pelado - pode rir, mas esta pequena criaturinha pode ser a chave para a descoberta da cura do câncer e o caminho para a fonte da juventude.


Esses roedores moram em uma comunidade com organização semelhante a de insetos - possuem uma rainha, que é a única a gerar filhotes. Os "operários" cavam longos tuneis subterrâneos onde essas sociedades complexas se estabelecem.

Podem andar rapidamente para frente e de ré. Possuem dentes compridos para cavar, por isso boa parte da sua boca é selada para evitar que comam terra.


É o roedor com maior longevidade - pode chegar aos 30 anos (camundongos vivem 3 anos); e quer saber a melhor parte? Eles chegam nessa idade avançada com os seus ossos fortes, com o corpo em forma e continuam se reproduzindo - pesquisadores acreditam que os seus ribossomos diferenciados ajudam nesse recorde de longevidade.


Mas a mágica aconteceu mesmo quando pesquisadores injetaram células cancerígenas de roedores e humanas nos animais. Em duas semanas, os camundongos desenvolveram a doença. E seis meses depois, os ratos pelados não apresentavam nenhum problema. As células anormais continuaram em seu corpo, mas pararam de se replicar. Quando algo dá errado, as células são seladas e ficam incapazes de reproduzirem.


Uma outra possibilidade investigada por cientistas da Universidade de Rochester é que as células destes animais param de se multiplicar bem antes que as nossas e as dos outros roedores. A equipe está tentando identificar sinais extracelulares que façam com que as células tumorais parem de se replicar, para quem sabe um dia ativar ou injetar o mesmo mecanismo em humanos.

Viu só? Não podemos julgar um livro pela capa!
M.V. Verônica 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: