quinta-feira, outubro 03, 2013

De sussurro em sussurro

Cada vez mais me impressiono com as semelhanças entre seres-humanos e animais.

Uma família de saguis-cabeça-de-algodão (Sanguinus oedipus) no Zoológico do Central Park, em Nova Iorque, foi vista sussurando. Calma, vou explicar melhor...

Esses animais são os primeiros primatas não-humanos observados realizando este comportamento (Rachel Morrison e Diana Reiss publicaram sua descoberta  na edição de setembro da Zoo Biology).


Os pesquisadores do Hunter College, tinham a intenção de investigar esses animais praticando o  "mobbing" (parece o nome de um tipo de dança né? Mas na realidade é quando um grupo de animais percebe que há uma "ameaça" por perto e começam a vocalizar alto).

Os estudiosos esperavam que os saguis praticassem o "mobbing" contra um supervisor (humano) que eles não gostavam muito.


Mas ao contrário do esperado, os animais mostraram um comportamento temeroso (chegavam perto do supervisor e depois fugiam), e nenhuma vocalização foi observada naquele momento.

Apenas após os pesquisadores ouvirem o áudio gravado durante o experimento, foi que eles perceberam que os animais estavam "sussurrando" (vocalização de baixa amplitude) na presença do supervisor. Sugerindo que primatas usam sussurros para se comunicar.


Todo dia é uma descoberta nova, nos aproximando cada vez mais daqueles que são considerados "irracionais".... Nos faz parar para pensar, não é mesmo?

Beijos uma ótima noite para vocês!
M.V. Verônica Pardini
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Realmente outro dia vi um video de um macaco revoltado por não receber uva como o companheiro,mas sim pepino pela recompensa de uma mesma atividade realizada pelos dois.

    ResponderExcluir