terça-feira, outubro 08, 2013

Anatomia dental de coelhos

A pedidos de um leitor do blog hoje vou falar sobre a anatomia dental dos coelhos!

Dentes saudáveis são de extrema importância para o bem estar do seu animal! Então leia o post para entender melhor como funciona a boca do seu coelhinho!

Coelhos tem dentição difiodonte - isso quer dizer que eles tem dentes decíduos ("de leite") que depois são substituídos por dentes permanentes.

TODOS os dentes permanentes são elodontes - os dentes continuam crescendo "para sempre".

A fórmula dental dos coelhos é: I 2⁄1:C0⁄0:P3⁄2:M3⁄3 = 28 - coelhos não tem caninos.

A: Face oclusal da maxila   B: Face oclusal da mandíbula
Anatomia radiográfica lateral normal da mandíbula de um coelho.
A presença de incisores maxilares secundários (em inglês chamados de "peg teeth") atrás dos incisores primários é comum em lagomorfos.

Consegue ver os incisores secundários? Estão logo atrás dos incisores primários maxilares.
Os incisores primários são longos e levemente curvados. Crescem em média 2-2,4 mm/semana - por isso é importante ficar de olho nos dentes do seu coelhinho, se os dentes crescem exageradamente é necessário levar em um veterinário para eles serem aparados (não se esqueça que os pré-molares e molares também crescem continuamente e precisam ser avaliados).

Caso extremo: Nunca deixe o seu coelho chegar a este ponto!
O esmalte dos incisores não é distribuído homogeneamente ao redor do dente - o esmalte é mais grosso no aspecto facial do dente e mais fino na face lingual.

Anatomia normal de um incisor
Espero ter ajudado!
M.V. Verônica Pardini Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. Muito útil =) adoro coelhos

    ResponderExcluir
  2. Veronica, isso ocorre com todos os roedores ou é só com coelhos?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, essa anatomia é específica de coelhos. A dentição de roedores tem algumas diferenças. Depois faço um post explicando melhor :).

      Excluir
  3. oi meu nome é Giovana comprei uma coelhinha na quinta e ela tem um dentinho na parte de baixo torto e o outro ta um pouquinho grande, o que eu faço? esse dentinho vai cair e nascer torto de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana. O ideal é passar em um veterinário de silvestres para avaliação dentária do seu coelhinho (se quiser passar comigo é só entrar em "contato", ou me mandar um email). Caso necessário é possível aparar e tentar corrigir os dentes do seu animal.

      Excluir
  4. Oi! Uma dúvida...pelo oq eu pude perceber os dentes dos coelhinhos não tem nervos, correto? Pergunto isso pq o meu coelho tem má formação dentária e precisa ter seu dente cortado quase que mensalmente. A veterinária corta o dente na minha frente e vejo que ele não sente dor, mas sempre estranhei o fato de ele não tomar anestesia para esse procedimento. Gostaria de ter uma segunda opinião, imparcial, sobre essa questão, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      O dente do coelho tem a inervação dentro da pulpa, o corte do dente é feito antes de chegar na pulpa, então se o animal é bonzinho o procedimento realmente pode ser feito sem anestesia, pois não causa dor. Eu, particularmente, sedo os animais por segurança minha e deles.

      Excluir
  5. Oi tenho um coelhinho branco de olhos vermelhos e uma coelhinha cinza,queria saber se podem nascer coelhinhos brancos de olhos vermelhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas se o coelho cinza tiver o gene recessivo de albinismo.

      Excluir
  6. Boa noite, me tira so uma duvida, tive uma coelhinha assim, e qdo eu cortava o dentinho dela as vezes sangrava, vc sabe dizer pq? Sera q ela sentia dor? Talvez eu cortasse no lugar errado. Msm assim com uns dois dias ela tava comendo normalmente. A bichinha ja morreu, mas vou comecar a cursar veterinaria, fiquei curiosa, alem do fato de lembrar e ficar com dó de ter tido q submete-la a esse estresse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o corte não estava sendo feito da maneira correta, ela tem que voltar a comer imediatamente, pois cortando corretamente ela não tem dor. Inclusive ficar dois dias sem comer começa causar lipidose hepática em coelhos, que pode ser fatal.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Verônica, boa noite!
    Temos uma coelhinha de 3 anos e no final do ano passado caiu um dente incisivo superior. Os veterinários acreditam que seja má formação genética, pois eles crescem tortos. Agora caiu seu outro dente incisivo superior e ela também precisou fazer desgaste nos dentes molares e pré molares. Ela tem rejeitado frutas raspadas ou amassadas. Estamos dando papinha de frutas na seringa e também bato suco de folhas que ela comia e damos na seringa. Li no comentário acima sobre a lipidoe hepática e tenho ficado muito preocupada. Faz 4 dias que ela passou pelo procedimento. Tentou até comer folhinha, mas tem dificuldade acho que por conta de estar sem os dentinhos. É assim mesmo? Só a papa é suficiente? Ela tem feito acompanhamento com veterinário, mas eu fico muito preocupada com medo de perdê-la.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Verônica!
    Temos uma coelhinha de 3 anos. No final do ano passado ela perdeu um dente incisivo superior. No início dessa semana ela precisou passar por desgaste dos dente pré molares e molares e ela também perdeu o outro incisivo superior que estava mole. Os veterinários acreditam que ela tenha um problema genético, pois um dos incisivos cresce torto desde a raiz. estávamos dando frutas raspadas ou amassadas, mas agora ela não está mais aceitando. estamos fazendo papa de frutas ou folhas batidas no liquidificador, mas tenho muito medo de perdê-la.Ela já tentou pegar folhinha de couve, mas tem dificuldade para comê-la acredito que pela falta dos dentes. existe mais alguma coisa que pode ser feita?

    ResponderExcluir
  10. Oi boa noite tenho um coelho defetente ele não é raça comum mas olha só ele quebrou um dos dentes mas cresseu normalmente por incrível que pareça mas o problema nesse período que ele ficou bangela de um lado o outro dente cresse exageradamente e preciso que seja cortado pois moro em uma cidade que não tem veterinário para coelhos e não achei alguém que faça esse procedimento mas eu fui em um dentista de pessoa e eles falar que fazia mas primeiro precisava da anatomia será que teria algum problema que um dentista de gente faca esse procedimento olha se for possível entre em contato comigo e de extrema urgência esse é meu número do whats: 73991196387 meu coelho não está se alimentando direito eu tenho as fotos gostaria de mostra a senho ora me auxiliar obrigado ficarei aguardando

    ResponderExcluir
  11. Olá boa noite preciso saber com urgência se um dentista debser humano pode fazer esse procedimento de diminuição por causa onde eu moro não possui nenhum dentista de animal e os veterinários não querem fazer por eles não tratarem desses tipos de animal e não conhece o procedimento como é feito a diminuição e meu coelho precisa urgente fazer pois ele não está mas comendo direito por esta atrapalhando ele comer eu já falei com um dentista ele me falou que faz só pediu pra me leva a anatomia do dente do coelho mas como eu vlencontre a senhora que é especialista quero tira essa dúvida será que possui algum problema em um dentista fazer esse procedimento ?? Caso a senhora queira conversa melhor me explica e eu mostra as fotos da situação como se encontra esse é meu número 73 99119-6387

    ResponderExcluir
  12. Oi boa noite. Tenho uma mini coelha com abcesso dentario. Ja foi feita uma cirurgia pra retirada do dente porem como ficou um pedaco que quebrou o dente voltou a nascer. O hemograma dela esta indicando anemia e leucocitose quase pela metade do vr. Em 2 meses de tratamento com antibióticos o quadro nao melhorou. Inicialmente foi administrado terramicina im por 30 dias e aparentemente tinha melhorado porem com uma cirurgia pra desgastar dente que cresceu irregular a vet constatou q ainda havia um pouco de secreção ao apertar. Foi dado 1 mes de enrofloxacina e hj ao retornar vimos que nao houve nenhum avanço. Ela provavelmente vai entrar pra cirurgia na semana q vem pra tentar retirar novamente o dente de forma definitiva. Existe mais algo que eu possa fazer? Estou agoniada correndo com ela pra outra cidade todo mes pra fazer esses tratamentos e sem melhora clínica... ela usa atualmente hemolitan gold, glicopan gold, enrologic. Estamos muito tristes...

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde...

    Por favor, gostaria de saber se os dentes dos coelhos caem... Pq eu observei no meu Coelho de onde meses que parece que está quebrado na parte superior... estou com medo dele estar com dor apesar de estar se alimentando normalmente.... agradeço muito...

    ResponderExcluir
  14. ola eu queria saber quantos dentes tem um coelho

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Verônica,

    Sou estudante de mestrado em odontologia e gostaria de saber se seria possível informar as referências bibliográficas das imagens?

    Desde já agradeço.
    Att, Aécio

    ResponderExcluir