segunda-feira, setembro 23, 2013

Golfinhos-panda?

Passei os últimos 3 dias no congresso da WDA, essa semana farei um post contando como foi :).
Como não terei tempo nem para respirar hoje, resolvi passar aqui bem cedinho para falar sobre um animal muito legal!

Golfinho Panda, Golfinho Gambá..... vários nomes são dados à estes golfinhos preto e branco, mas o correto é Golfinho-de-commerson, em homenagem a Philbert Commerson, que em 1767 os avistou no Estreito de Magalhães e divulgou esta informação.


Seu corpinho arredondado e suas extremidades mais afuniladas permitem que estes mamíferos nadem mais rápido e gastando menos energia (o que é uma adaptação pertinente, pois são animais muito ativos e passam a maior parte do seu tempo nadando) - fato interessante: são  observados várias vezes nadando de barriga para cima, o motivo deste comportamento ainda não é bem compreendido.

Sua coloração, além de ser uma ótima camuflagem na água, também nos ajuda a diferenciar os machos das fêmeas. Os machos tem uma mancha oval em seu abdômen, já nas fêmeas essa mancha é em formato de "V".


Esses golfinhos são geralmente encontrados em dois locais: na Argentina passando pelo Estreito de Magalhães e chegando nas Ilhas Falkland, e nas Ilhas Kerguelen - eles tendem a passar a maior parte do seu tempo em águas rasas. (Em cativeiro podem ser encontrados no Parque Aquatica, em Orlando).

Possuem uma das dietas mais diversificadas (polvos, pequenos peixes, lulas, lesmas do mar, e as vezes algas - eles comem o que eles conseguem encontrar, basicamente). Normalmente caçam em grupos de até 15 animais - fato interessante: golfinhos engolem sem mastigar.


Infelizmente essa é mais uma espécie que corre risco de extinção. Projetos de conservação visam diminuir a poluição da região onde eles vivem, achar maneiras que evite que eles sejam "pescados" por engano e diminuir a caça, tudo para tentar salvar estes belos golfinhos.

"Bora" porque o dia será longo!
M.V. Verônica Pardini Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário