terça-feira, setembro 24, 2013

Cinomose em Felídeos - Notícia

Cá entre nós... não estou afim de falar de novo sobre a anatomia das aves. Então resolvi dar espaço para um novo tema hoje! (Semana que vem continuo com a Parte 4 da Revisão de anatomia).

Hoje li uma notícia que eu achei que ia se encaixar perfeitamente nas nossas "terças veterinárias". Você sabia que a cinomose ataca várias espécies de animais? Entre eles estão os felídeos.

Em agosto deste ano, no North Texas Animal Sanctuary, vários animais foram infectados com o vírus da cinomose. Apollo, um tigre de 12 anos estava comendo quando teve uma convulsão e morreu, perdendo a sua luta contra a doença.

Memorial em homenagem a um dos animais
 Outros quatro tigres e uma leoa tiveram o mesmo destino de Apollo dias depois. O fundador do Santuário diz que "está vivendo um pesadelo". Ainda há 12 animais que estão tentando se recuperar da cinomose - o vírus afeta o sistema respiratório, gastrointestinal e neurológico.

O Santuário recebeu doações para conseguir dar um tratamento de suporte bom para os animais.
O surto da doença - que não tem cura e normalmente está associado aos cachorros - foi descoberto em maio no refúgio. Especialistas acreditam que guaxinins disseminaram o vírus ao entrar nas jaulas de mais de 50 leões, tigres, linces, pumas e outros felídeos.

Em 1994 um surto da doença, em um Parque Nacional no Serengeti, matou mais de 3000 leões.


Já que estes animais são tão susceptíveis, porque não os vacinamos? Não há uma vacina específica para felídeos - estudos mostram que a vacina de cachorro não é segura para estes animais e não há comprovação da eficácia da vacina para ferrets em grandes felinos (um dos veterinários do santuário disse que ele vacinou os animais que não apresentavam sintomas com a vacina para ferret, mas 5 dos 6 animais vacinados vieram a óbito).

Muito triste pela perda de animais tão próximos, a porta voz do Santuário apenas disse "Nós podemos apenas dar o melhor tratamento suporte possível, e torcer para que seus corpos lutem e ganhem deste vírus".


M.V. Verônica Pardini

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Oh, meu Deus, quisera eu que uma cinomose, minúsculos vírus, fizessem no extremo leste da Sibéria, o mesmo que essas santas criaturas fizeram no Serengheti (mataram 3 mil leões, uau!), porém, ali na Sibéria eles extinguiriam a raça dos tigres Amur. Eu ficaria realizada!

    ResponderExcluir
  2. Esse leao da foto acima foi fotografado no serengeti??e se vcs souberem o nome do fotografo(a) eu agradeço desde ja gostei muito da foto

    ResponderExcluir