terça-feira, agosto 20, 2013

Queimadura do inglúvio (papo)

Ontem foi um dia muito feliz... Ganhei um filhote de calopsita de apenas 3 semanas! Com ele também veio a responsabilidade de ser "mãe", e cá entre nós, ser "mãe de primeira viagem" é totalmente assustador. Por isso li vários livros e artigos para fazer tudo direitinho.

Meu filhote :)
Hoje vou falar de uma doença que nós (seres-humanos) podemos causar em filhotes de calopsita (e outras aves também).

A queimadura do inglúvio (o famoso "papo") ocorre quando nós damos uma papinha muito quente ao filhote.

A parte mais amarela (que parece um "balão") é o papo (neste caso um papo saudável)
 Os filhotes mais afetados são os que comem mistura aquecida no microondas - se você for usar o microondas misture tudo muito bem por aproximadamente 1 minuto.

A temperatura ideal da comida é entre 40-41°C - o correto é usar um termômetro digital para conferir a temperatura.

Se você notar rapidamente que o alimento estava muito quente, coloque água fria dentro do papo. Se o inglúvio estiver mais pálido e edemaciado passe pomada com vitamina A e D (na parte de fora do papo) e dê pequenas porções de alimento ao filhote.

Se você não notar o problema, horas depois da alimentação a pele do papo ficará vermelha, e depois de alguns dias (7-10 dias) você poderá notar conteúdo vazando direto do papo para as penas - leve o animal rapidamente ao veterinário.

Fístula no inglúvio
Tratamento: o veterinário vai esperar a queimadura parar para entrar com o animal em cirurgia (vai prescrever antibióticos e antifúngicos). A cirurgia consiste de debridamento e sutura da lesão. Queimaduras muito graves podem levar o filhote a morte.

Lembre-se este texto é para referência e aprendizado! Se o seu animal está "estranho" leve ele à um VETERINÁRIO especializado ok?

M.V. Verônica Pardini Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário