quinta-feira, agosto 29, 2013

Atração entre pavões

Ahhh...os posts das quintas-feiras! Dia onde informações interessantes/bizarras/divertidas tomam grande parte do meu tempo.....E hoje não foi diferente!

Agora eu te pergunto: Você sabe o que as pavoas acham mais "sexy" nos pavões? (não estou brincando, este realmente é o tema de hoje).

A pesquisadora Jessica Yorzinski da UC Davis e da Duke University criou pequenas câmeras que servem perfeitamente da cabeça das pavoas. Essas câmeras possuem o sistema de "eye-tracker", isso quer dizer que conseguimos rastrear o olho da pavoa e descobrir para onde ela está olhando durante a dança de exibição do macho.


E sabe o resultado?
A primeira surpresa: elas prestam atenção em menos de 1/3 da dança do seu pretendente.
A bióloga Adeline Loyau explica o fato de maneira simples: "Humanos sabem em uma fração de segundo, ao conhecer uma pessoa bonita, que ela é atraente" - a mesma coisa acontece com os pavões.

A segunda surpresa: as pavoas olharam muito mais tempo para as pernas e para a base do rabo do macho e mal repararam na parte de cima do seus futuros companheiros (ou não). Yorzinski diz que isso faz sentido, pois dessa maneira as fêmeas conseguem se certificar se os machos já estão maduros.


Outra informação obtida através das câmeras é que quanto mais os machos mexiam as suas asas e rabo mais as fêmeas prestavam atenção neles.

Esse estudo não nos diz se os machos que recebem mais olhares tem mais chance de "se dar bem". Mas é interessante né? Aos poucos vamos entendendo como os animais pensam.

M.V. Verônica Pardini
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário