segunda-feira, julho 29, 2013

Markhor, a cabra paquistanesa

Um belo dia, durante o meu estágio no "Columbus Zoo and Aquarium", um passarinho (que sinceramente eu não lembro nem vagamente a espécie) fugiu durante o procedimento dentro de um grande galpão (onde ficam alguns animais que não estão em exposição).

Para recuperá-lo foi uma grande aventura, e como estagiário recebe as tarefas mais legais eu fiquei responsável por uma porta que não fechava direito (fiquei segurando essa porta por mais de 2 horas :/).

A primeira hora passou, eu estava meio (muito) entediada.... então eu resolvi espiar o que tinha atrás daquela porta. Foi isso o que eu vi:



Eu estava sendo observada por 3 Markhor... eu sei que contando assim não parece muito assustador, mas quando você coloca a cabeça para fora e vê esses animais de chifre estranho te encarando fixamente... não é uma sensação muito legal.

Depois dessas horas super divertidas (só que não), fui pesquisar um pouco sobre essas cabras exóticas.

Elas são o animal nacional do Paquistão!
E vocês sabem o motivo desse nome estranho? Mar significa cobra e khor significa comedor. Na realidades eles são vegetarianos, mas diz o folclore que estes animais matam e comem as cobras, depois durante a ruminação uma substância espumosa branca escorre da boca deles, cai no chão e seca. Os locais acreditam quem esta substância é um antídoto contra picada de cobra.

Eles vivem em ambientes montanhosos, e podem ser encontrados em locais entre 600 e 3600m de altitude.

Infelizmente eles estão ameaçados de extinção devido a caça por sua carne e seu chifre (que algumas pessoas acreditam que tem efeitos medicinais). Estudos mostram que deve existir apenas 2500 animais em seu habitat natural.

Por mais que seja ilegal caçar os Markhor no Afeganistão e no Paquistão a caça ilegal ainda predomina, e infelizmente não há um programa forte de conservação desta espécie.


Mais uma espécie que logo logo só poderá ser vista em zoológicos :(.
M.V. Verônica Pardini

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Oi Veronica, tudo bem?
    Primeiramente: adoro seu blog. Sou estudante de medicina veterinária da Anhembi também, e também quero seguir a área de silvestres/selvagens/exóticos.
    Hoje ganhei um pássaro um tanto quanto curioso: um eclectus, macho. Já pesquisei bastante, inclusive no meu estágio (uma clínica que atende tudo, mas chega bastante animais silvestres/exóticos), e acho que daria um bom post. Eles são incríveis! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São aves lindas! Gostei muito da idéia! Vou bolar um post bem legal sobre eles :)

      Excluir
    2. Ah, e obrigado por acompanhar o blog :)

      Excluir