segunda-feira, julho 01, 2013

Diretamente do Paraguai!

Buenos dias!
Hoje o post é dedicado ao país onde passarei esta semana: o Paraguai!

Sabe qual é a ave símbolo deste país? A Araponga (Procnias nudicollis).

Araponga macho
Esta bela ave está ameaçada de extinção (a captura ilegal da araponga em vida livre e a crescente destruição de seu habitat são os principais motivos de ameaça)

Além de bela ela tem um dos cantos mais altos de todas as aves, que lembra um martelo batendo em um metal (quer ouvir? é só ver o vídeo abaixo). 



O canto é tão alto que pode ser ouvido até 1.6 km de distância, e diz a lenda que se ouvir de muito perto pode danificar os ouvidos humanos.

Os filhotes machos são iguais as fêmeas, e só com 3 anos eles ganham a sua coloração característica.

Araponga fêmea
Estas aves também podem ser vistas em alguns estados brasileiros (como São Paulo e Rio de Janeiro) - com esse canto característico é fácil saber quando uma está por perto!

Hora de ser turista! Até amanhã!
M.V. Verônica Pardini Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Buenos dias! Engraçado, a Araponga fêmea, apesar das cores lindas, não é tão glamorosa como a Araponga macho! O canto dele é belo! Bjs e aproveite bem o passeio. Vovô Alfredo

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de visualizar bem de perto uma Araponga, uma vez em que estava acampado com a Odete e os filhos, o Edu e a Sandrinha. Seu canto, se é que posso assim afirmar, conquantoto estridente é "mui hermoso" como dizem os muchachos andinos!

    ResponderExcluir