terça-feira, junho 25, 2013

O sistema cardiovascular das aranhas

Lembra o post que eu escrevi sobre aranhas na semana passada?
Aquele foi fácil de entender, mas agora vamos aprender sobre a fisiologia cardiovascular das aranhas (que é bem complicadinho, mas vou tentar simplificar para vocês).

**Poucas espécies de aranhas foram estudadas até hoje, portanto o que eu escrever aqui pode não ser verdade para as espécies ainda não estudadas.

Muitas pessoas acham que as aranhas têm uma circulação fechada (como os mamíferos), mas elas têm uma circulação aberta - isso significa que as artérias carregam a hemolinfa até um certo ponto, mas depois disso esse "sangue" fica livre nos espaços entre os órgãos antes de ser recolhido de volta para o coração (nesse sistema há poucas veias e não existe capilares).

A hemolinfa é um "sangue" transparente que transporta nutrientes, hormônios, oxigênio e células - a hemolinfa também serve para aumentar a "pressão sanguínea" durante a troca de pele e para esticar as pernas das aranhas.

Seta indica a hemolinfa extravasando
  As células têm uma função parecida com a das plaquetas - se a aranha perde uma perna a hemolinfa, no local da lesão, se torna viscosa evitando que o aracnídeo perca muito "sangue".

Em mamíferos a hemoglobina, presente dentro das células vermelhas, transporta oxigênio. As aranhas usam uma proteína mais complexa chamada de hemocianina - diferentemente da hemoglobina a hemocianina fica livre na hemolinfa; e a coloração azulada vem da presença de cobre, e não de ferro.

O coração é um tubo aberto com valvas. Em volta desse coração há um músculo (parecido com o pericárdio dos mamíferos) que aumenta o diâmetro do coração. Quando o coração está cheio de hemolinfa o  músculo contrai e o "sangue" é mandado para a circulação - o coração tem seu próprio sistema nervoso, o que permite que ele bata sem depender do cérebro.

Há uma artéria aorta anterior (que passa pelo pedicelo e leva a hemolinfa para o cefalotórax) e uma artéria aorta posterior (que leva a hemolinfa para os órgãos do abdômen).

Esquema representando as principais estruturas do sistema cardiovascular (aa = aorta anterior, h = coração, pa = aorta posterior)

Os batimentos cardíacos podem variar de 30-200bpm - dependendo da espécie e o quanto a aranha está ativa.

Bom gente, isso é o mínimo que vocês devem saber sobre o sistema cardiovascular das aranhas!
Espero que tenha ajudado.

M.V. Verônica Pardini Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: