De acordo com o zoológico, a gestação durou em torno de oito meses (o parto ocorre na água) e, geralmente, os filhotes nascem com peso entre 25 e 55 quilos, podendo atingir até 4,5 toneladas na fase adulta. Os hipopótamos vivem em média 40 anos.
![]() |
Filhote no Zoo de Belo Horizonte |
Mas vocês sabem tudo sobre estes animais?
"Hipopótamo" vem do Grego, e significa "cavalo da água". Mas estes animais não estão nem um pouco relacionados aos cavalos - na verdade seus "parentes" mais próximos são as baleias e golfinhos.
Seu habitat natural são rios e lagos na África.
São adaptados à vida aquática:
- Seus olhos, narinas e orelhas do topo de sua cabeça, fazem com que ele possa ver, ouvir e respirar mesmo estando praticamente todo submerso.
- Seus olhos tem uma membrana para proteção de baixo da água, mas ainda permite visão.
- Eles podem segurar a respiração por 5 minutos ou mais.
- Mesmo com todas estas adaptações eles não conseguem nadar nem flutuar por causa do seu corpo denso. Para se locomover os hipopótamos andam se apoiando levemente no fundo do rio, como bailarinos.
Eles não tem glândulas sudoríparas verdadeiras, então o que eles fazem é secretar uma substância vermelha e grossa pelos poros, que é conhecida como "suor de sangue" (porque parece que o animal esta suando sangue). Esta secreção protege a pele do sol, de infecções e a mantém úmida.
![]() |
"Suor de sangue" |
Mesmo ainda não estando ameaçados de extinção, seu habitat vem diminuindo e a caça pelos seus caninos e sua carne tem aumentado.
São animais magníficos!
M.V. Verônica Pardini

Nenhum comentário:
Postar um comentário