segunda-feira, junho 10, 2013

Guia do proprietário de primeira viagem: Corn Snakes (Alimentação)


A vontade de ter uma linda Corn Snake aumenta a cada post! Hoje o tema é a alimentação, fique atento aos cuidados necessários durante este momento:

Dicas: 
  • É interessante tirar a cobra do terrário para a alimentação (pode colocar em potes de plástico com furos para entrada de ar), assim a cobra vai focar em comer e não vai ingerir substrato.

  • Use sempre presas (roedores) criadas em cativeiro, animais capturados diretamente da natureza podem transmitir parasitas.

Qual o tamanho ideal da presa?
  • Regrinha básica: a presa não deve ser maior que 1.5 vezes a circunferência da cobra.
    • Se a presa for muito grande, o animal pode regurgitar a parte não digerida dias após a alimentação - o que é perigoso para o animal.

  • A primeira presa que você der à sua cobra  deve ser 25%-50% menor do que o normalmente consumido (isso porque o stress do transporte e da nova casa pode fazer a Corn regurgitar).

  • Regrinha básica: se você não consegue observar o estômago da sua cobra dilatado 1 dia após a refeição, você pode passar para o próximo tamanho de presa.
pinky sizes on white 12-01-10small crop
Esquema com o tamanho dos filhotes de camundongo por dia de vida.
Frequência da alimentação:
  • Corns de 15-20 semanas vão comer filhote de camundongo de 1 dia a cada 5-7 dias.
  • Corns adultas comem a cada 10-14 dias.

 Facilitando a digestão:
  • Lembrar de manter a temperatura ideal no terrário para ajudar na digestão - temperaturas não ideais podem induzir a regurgitação.
    • Em uma Corn saudável que tem um terrário com uma temperatura ideal a digestão acaba em 3 dias.
  • Manipular a cobra apenas 48horas pós alimentação.


Observação sobre presas vivas:
  • Se você escolher alimentar a sua Corn com uma presa viva, não a deixe sozinha até ela ingerir a presa (roedores podem ferir gravemente a sua cobra). 
  • Uma sugestão é oferecer a presa viva já inconsciente.
    • Você só tem que se preocupar com isso se o roedor já tiver pêlo e olhos abertos.

Ah...antes de acabar o post tenho mais uma observação a fazer (pode ser óbvia para alguns, mas garanto que é necessária): NÃO existe cobra vegetariana!

M.V. Verônica Pardini 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 comentários:

  1. Ola minha Corn não se alimenta,oque devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, você deve ter certeza que todo o manejo esta correto. Se mesmo com o manejo correto ela não comer, é importante leva-la ao veterinário.

      Excluir
  2. boa noite eu tenho uma de 120 dias e ela comeu ja a 2 semanas atras e ofereço a ela e nada ela só da bote mais depois nem se preocupa oq faço estou desesperado ah tem o fato de eu coloca-la num terrario melhor q estava antes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ter certeza que todo o manejo esta correto. Se mesmo com o manejo correto ela não comer, é importante leva-la ao veterinário para ter certeza que ela esta saudável.

      Excluir
    2. pela a idade ela esta crescendo então se ela nunca trocou de pele pode se que ela esteja trocando de pele ai nesse período ela nao comera mesmo e tbm ficara mais nervosa a cor do olho vai ficar acinzentado e sua pele mais com a cor mais apagada então observe sua corn

      Excluir
  3. para alimenta-la tenho que tirar do terrario como vc disse,mas entao tenho que deixar ela 2 dias sem manuseio no local da alimentaçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Não, você deve coloca-la novamente no terrário, e dai sim ficar 48hrs sem manipula-la.

      Excluir
  4. Bom dia veronica tenho uma corn mais js fiz todos os procedimentos necessários mais ela não come de jeito nehum a ultima vez que ela comeu foi dia 27.07.2014 ate hj ela não quis ela tem 5 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruan! Ela ainda não se alimentou?
      Se todo o manejo esta correto (umidade, temperatura, tamanho da presa, forragem) e ela ainda esta sem comer, seria bom leva-la a um veterinário especializado para ter certeza que não tem nada de errado com ela.

      Excluir
  5. Olá pessoal... acabei de adquirir uma corn com 27cm. Lendo alguns artigos vi q fezes de cor verde pode ser sinal de doença. Ela esta super linda pois trocou d pele na minha frente e tbm esta bem ativa e imponente. Quero saber se procede a informação das fezes verde. Alguém pode me esclarecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, fezes verdes pode ser sinal que a sua corn por algum motivo não esta digerindo o seu alimento da maneira correta. Ela defecou novamente?

      Excluir
  6. ola tenho interesse em adquirir uma corn podem me ajudar, romulovicente0@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Verônica!
    Uma pergunta que ainda não li nos seus posts!
    Quais são os alimentos alternativos que podemos dar a nossas Corns? eu sei que a alimentação natural dela é de ratos e alguns pintinhos, mas por exemplo! Eu poderia dar carne de frango para ela? coração de boi? ambos cortados em tiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não recomendaria. O ideal realmente são pintinhos e ratos inteiros, pois de cada órgão ingerido ela tira nutrientes diferentes. Se você oferecer apenas carne e frango não será uma dieta equilibrada, podendo assim causar problemas de saúde.

      Excluir
  8. Ola ve, td bem? Tenho uma corn e algumas dúvidas, sera q vc poderia me passar algum contato seu para podermos conversar? Rs muito obriagad, beijaao flor rs

    ResponderExcluir
  9. Moro em Osasco aonde encontro os nanos com 03 dias

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma corns com 30 dias e não quer comer oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Perguntas: Onde posso comprar uma Corn Snake? E se eu não tiver presas(roedores)pra dar a ela? Posso dar pedaços de carne crua do tamanho das presas(roedores)?

    ResponderExcluir
  12. Verônica,
    Boa Noite.
    Moro em um condomínio gostaria de saber se posso ter uma corn registrada. Tenho um filho e criança sempre vai falar para os coleguinhas e a denuncia será certa.
    E se for possível por favor me informe onde comprar.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Verônica,
    A Corn come lagartixas?

    ResponderExcluir
  14. Vendemos corn snake interessados favor chamar

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100012305466880

    ResponderExcluir
  15. Minha corn regurgitou, quanto tempo espero para alimentar dnv ?

    ResponderExcluir
  16. Olá, qnts dias depois de comer ela fica fazendo digestão? A minha tem um pouco menos de 40 dias e comeu um neo de 1d ontem, desde então ela está super quieta, nem se mexe. Gostaria de saber se é normal.

    ResponderExcluir