terça-feira, abril 02, 2013

Mixomatose em coelhos

Mixomatose é uma das doenças mais graves que pode acometer o seu coelho. Como não existe tratamento específico e a mortalidade dos animais acometidos é alta, leia o post e descubra as maneiras que você pode prevenir que o seu coelhinho se infecte.
Infecção viral: vírus Myxoma.

Transmissão: através de picada de artrópodes (mosquitos, moscas, pulgas, ácaros); mais raramente é transmitida via contato direto com animais infectados; também pode ser transmitida via fômites (gaiolas infectadas, proprietário pode carrear o vírus de um animal para outro...).
  • Propaga-se rapidamente entre os animais.
Sinais clínicos: 

Em coelhos selvagens (Sylvilagus sp): tumores benignos (geralmente na base da orelha).
Coelhos selvagens servem como reservatório do vírus.

Em coelhos domésticos (Orytolagus sp): letargia, febre, anorexia, hemorragia cutânea, convulsão, sinais respiratórios (corrimento nasal); blefaroconjuntivite mucopurulenta (secreção ocular parece "leitinho"), nódulos edematosos em face, orelhas, pálpebras e períneo.
  • Alta mortalidade (morte geralmente ocorre 14 dias após o início dos sintomas clínicos).
  • Algumas raras vezes estas lesões desaparecem sozinhas.
Myxomatose atípica
Coelho doméstico com Mixomatose
Coelho doméstico com Mixomatose
Diagnóstico: sinais clínicos, exame histopatológico dos tecidos afetados, isolamento viral.
 
Tratamento: ISOLE o animal; tratamento é apenas de suporte, mas geralmente não há sucesso (manter o animal aquecido aumenta a taxa de sucesso do tratamento); corticóides são contraindicados! Eutanásia é recomendada.

Prevenção: eliminar vetores (artrópodes), evitar contato com coelhos selvagens, vacinação (não disponível no Brasil), incineração nos animais eutanasiados, gaiolas devem ser desinfetadas com lança-chamas (tem autor que fala que alvejante também desativa o vírus) - vírus é resistente a muitos desinfetantes e ao clima.
  • Se o seu coelho teve contato com um animal infectado: isole-o e o mantenha em quarentena por 14 dias. Se durante os 14 dias ele não apresentar sintomas, assumimos que ele não está infectado.
 
*** GENTE NÃO EXISTE VACINA NO BRASIL! Tentei contato com alguns fornecedores, mas nenhum tem interesse de trazer o produto para o país! Então previnam a infecção com as outras maneiras descritas acima.

Lembre-se este texto é para referência e aprendizado! Se o seu animal está "estranho" leve ele à um VETERINÁRIO especializado ok?

M.V. Verônica Pardini Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 comentários:

  1. Minha coelha está com Mixomatose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já levou ele ao veterinário Bruna?

      Excluir
    2. Olha... tive uma criação de coelhos de 150 coelhos... perdi 60% ..é fatal... mas não se tem o que fazer... a não ser eutanásia.. lembre-se tem que incinerar para não transmitir a outros.

      Excluir
    3. deve-se combater os ratos pulgas carrapatos.... são inimigos dos coelhos... para não contaminar os demais...

      Excluir
  2. O meu também está Bruna... =/
    estou fazendo um tratamento aqui a base de pomadas bactericidas para tentar salvar meu animal

    ResponderExcluir
  3. o coelho da minha sogra tá com o olho esbranquiçado, como uma uveíte! E tem varios nódulos no corpo todo, alguém tem ideia do que possa ser? Pensei em mixomatose porque não achei nada mais que tivesse alguma relação, e na minha cidade não tem Vet! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, sem examinar é impossível dar um diagnóstico. Mixomatose pode ser uma das opções. Em que cidade você mora?

      Excluir
  4. Olá, meu nome é Fábio! tive problemas com a mixomatose em minha criação. Perdi todos animais! como estou situado em zona rural, provavelmente o vírus veio de coelhos selvagens. Tenho lido a respeito de vacinação como prevenção mas ainda não obtive nome da vacina e onde comprar no Brasil! Alguem pode me ajudar? muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio,
      Ainda é muito difícil encontrar a vacina no Brasil, estou falando com algumas empresas estrangeiras para tentar importar as vacinas.
      Assim que eu tiver mais informações eu te aviso.

      Excluir
  5. Olá, meu nome é Lucas e gostaria apenas de um auxílio. Perdi três colehas por anorexia, não comiam mais nada e uma estava com a barriga inchada e com muitas dores, chegava a convulsionar. Depois apareceu um coleho e acrediter ser conjuntivite, tratando desta forma, mas este igualmente morreu. Agora tenho um coleho extremamente parecido com o da foto 2 e 3. Isolei o mesmo em uma gaiola e estava tratando como se fosse conjuntivite com sprai e pomada, mas não melhorou muito, apenas vindo a abrir o olho. Gostaria de saber se mixomatose pode aparecer sem causar nódulos, pois os anteriores não tinham? Da mesma forma o tempo que o vírus pode permanecer no ambiente, pois os primeiros colehos que perdi acabei enterrando e não queimando, sendo que apenas o último eu queimei. Finalmente, devo sacrificar este último coleho para preservar o plantel? preciso de uma ajuda, pois adora estes animais e dói demais perdê-los, ainda mais com dores e sofrimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, sinto muito por seus animais! Sim, a mixomatose pode ter várias apresentações, e nem sempre há a presença de nódulos. O vírus pode permanecer no ambiente por meses/anos (ele é muito resistente). Tem autores que dizem que não é necessária a incineração, que enterrar é o suficiente. Eu acho que você deve isolar esse animal doente dos outros, lembrando que quando você for ter contato com ele deve usar roupas diferentes (inclusive sapatos)da que você lida com os animais saudáveis. É importante você desinfetar todos os locais que ele permaneceu! (eu dei uma editada no post, de uma lidinha de novo).
      Se não tem como você isolar este animal a eutanásia é recomendada.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  6. ola, aki em Portugal existe uma vacina muito boa para a mixomatose, mas não sei se se pode enviar para o brasil, se podesse enviar eu enviava pra vocês.

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Lorena e tenho uma coelha que de um dia para outro ficou com um lado do rosto meio caído como se estivesse derretendo e logo em baixo um inchaço ela nem consegue levantar a orelha , alguns dias atras ela tinha perdido o apetite ficava só dentro da casa eu levava a comida o mais próximo e ela saia para comer.Sua alimentação se baseava em ração,verduras e legumes. Ela mora no quintal mas é fechado ela estava cavando buracos.Não tenho certeza do que ela tem estou com medo de ela estar com mixomatose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade isso tem mais cara de um problema dentário e/ou no ouvido. Leve ela a um veterinário especializado para um exame detalhado.

      Excluir
  8. Ola boa tarde! por favor me ajude, o meu coelho esta com inchaço no genital (nas bolinhas), gostaria de saber se é porque ele nunca cruzou ou se é uma infecção? Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais, infelizmente é impossível eu te dizer o que pode ser sem avaliar o seu animal. O ideal é traze-lo para uma consulta.

      Excluir
  9. meu coelho esta com o nariz entupido os olhos estao lacrimejando e ele esta espirrando por favor se alguem sabe oque oode ser me avise e se sabe algum remedio tambeo.
    desde ja agradesso

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!
    Meu coelho está com uma ferida perto dos olhos,até o pelo caiu,não sei o que é...triste pois ele era um coelho feliz hoje vive triste......na minha cidade tem veterinário, mas não entendem de coelho. ..me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  11. Criei coelhos neo-zelandezes em Portugal na década de 80. Houve uma altura que os meus animais ficaram doentes com mixamatose, procurei nas casas da especialidade um produto para a cura e encontrei um remédio tipo leitoso, ao qual se adicionava uma percentagem de água. a aplicação era feita com um pincel largo nas zonas afetadas. Quando erradiquei a doença, continuei a fazer a aplicação semanalmente, nas patas, focinho, orelhas e junto aos olhos. Os meus coelhos nunca mais tiveram mixamatose.

    ResponderExcluir
  12. Perdi uma coelha filhote com espirros, tem ela é corrimento nasal. É agora os outros 2 que estavam com ela estão com os mesmos sintomas. Pode ser essa doença? Não tem nódulos. O pior que estão no mesmo lugar dos filhotes e grávidas. Por serem filhotes recém chegados de outro estado fiquei com medo de terem vindo com essa doença.

    ResponderExcluir