sexta-feira, abril 05, 2013

Guia do proprietário de primeira viagem: Jabuti (recinto)

**Atualizado em 15 de abril de 2018**

Hoje voltamos com as dicas sobre o manejo correto para o seu jabuti! Você sabe como montar o lugar ideal para o seu animal morar?

Aqui vão algumas dicas:

Quando morar dentro de casa:
  • Terrários ou caixas de madeira (comprimento deve ser superior a 10 vezes o tamanho do casco do jabuti, já a largura e a altura devem ter cerca de cinco a sete vezes o tamanho do animal). 
    •  É necessário espaço para o seu jabuti andar
  • A forração pode ser grama natural, carpete para réptil, casca de árvore triturada (forração vegetal para manutenção de répteis) ou mesmo jornal (ideal para filhotes). 
    • Ao andar as patas devem se erguer e retirar seu corpo totalmente do chão, portanto, se ele ficar em piso liso (como taco e azulejo) ele pode ficar deformado. 
  • Necessitam de radiação solar – se o jabuti não tiver acesso à luz solar direta (sem vidro ou plastico entre o animal e o sol) por pelo menos 12 horas semanais (sempre o sol do começo da manhã ou do fim de tarde); devera ter luz artificial que apresente radiação UVB 10h diarias (lâmpadas específicas para répteis). A lâmpada deve ser trocada ha cada 4-6 meses de uso.
  • É necessário também uma fonte de aquecimento (em formato de lampada) - Não utilize rochas ou placas aquecidas!!
    • Mantenha a lampada de aquecimento em um lado do terrario, de preferencia o lado oposto do abrigo, dessa maneira o seu animal tem um gradiente de calor no terrario. Mantenha um termometro do lado quente (ideal por volta de 32C) e um do lado frio (ideal por volta de 20C). 
Exemplo de terrário.

Quando morar no quintal:
  • Geralmente mantidos em ambientes externos cercados, como em jardins.
  • Piso de grama ou outro material não abrasivo.
  • Devem ter abrigos: como tocas de pedra ou casinhas para cachorro.
  • Esse espaço deve permitir a incidência de sol pelo menos durante algumas horas do dia. 
  • Cuidado com lagos e piscinas, porque podem cair e se afogar (lembre-se: jabutis são animais terrestres! Eles NÃO sabem nadar ok?). 
  • Fontes de aquecimento também são necessárias!
Vivendo no quintal
Importante para ambos:
  • Para fêmeas: precisam de terra propícia para a desova.
  • Um recipiente raso com água sempre limpa é imprescindível. 
  • Mantenha o local sempre limpo.
Um jabuti bem cuidado é um jabuti FELIZ :)

Verônica Pardini, DVM Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

32 comentários:

  1. Acabei de ganhar um jabutizinho e quero construir um terrario simples mas com o suficiente pro conforto dele. Pode me ajudar com os materiais que eu posso usar pra faze-lo? Pensei em comprar uma caixa de areia para gatos e forrar com areia e uma graminha. Se for melhor madeira, qual seria?
    Obrigada c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A caixa de areia para gatos é pequena, se ele ainda for filhotinho ela pode servir, mas lembre-se que ele vai crescer e logo precisará de um local maior, também cuidado para ver se ele não consegue escapar. A madeira de pinho para fazer o terrário é a melhor.

      Excluir
  2. Boa noite, meus filhos ganharam um Jabuti pequeno, estamos com ele uns 2 anos, ele fica em um terrario com casca de arvore, luz, pedras, potinho de comida e aguá, alem da casinha que fizemos, mas do inicio do ano pra cá percebemos que ele anda se arrastando as patinhas traseiras, estamos preocupados e não sabemos oque fazer. Por favor nos ajudem. Obrigada Raquel meu e-mail é: mr4fotografias@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde,
      Provavelmente ele esta com alguma deficiência nutricional, ou falta de radiação ultravioleta. Difícil falar o que esta acontecendo sem um exame físico completo. Aconselho levar em um veterinário especialista. Se quiser passar comigo mande um email para drapardini@gmail.com para agendar.
      Verônica Pardini, DVM

      Excluir
  3. olá... Tenho um Jaboti pequeno tbm... Faz 9 meses que estou com ele. fiz um terrário improvisado, e estou projetando um de madeira bem TOP. Porem, gostaria de tirar algumas duvidas. 1° sobre o tamanho, se eles demoram mesmo pra crescer, ao ponto de ser notavel" uma vez que quase nao vi diferença no meu com esse tempo hehe.... 2° qual arreia foi usada na primeira foto ali em cima, do terrário? e 3° é normal cada jaboti ter um desenho diferente no casco? assim, como aqueles gominhos amarelos, percebi que alguns aparecem mais... outros são mais elevados e etc... o que pode-se fazer para que eles fiquem com um casco bonito e saúdavel" desde ja agradeço pela atenção!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Fico feliz que você esteja montando um terrário bom para o seu animalzinho!
      Bom sobre o casco: sim os desenhos podem ser diferentes, mas um casco saudável não tem "gominhos elevados", essa elevação é devido alguma deficiência nutricional.
      Sim o crescimento é devagar, para você ter uma idéia eles chegam a 30-35cm por volta dos 20 anos.
      Você pode colocar terra batida/ grama como forragem do seu terrário.

      Excluir
  4. olá morro no interior de sp e ganhei um filhote de jaboti bom ele estava comendo blz!!!
    mas já faz quase uma semana que ele não se alimenta só fica quieto e ta soltando muita agua ou um liquido claro pela boca o que pode ser????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil falar o que esta acontecendo sem um exame físico completo. Aconselho levar em um veterinário especialista. Sempre leve o seu animal o quanto antes ao veterinário

      Excluir
  5. Olá,

    Tenho um jabuti piranga fêmea com 15 anos, e estou a procura de um macho da mesma espécie e idade aproximada.

    Carlos

    ResponderExcluir
  6. Prezados boa tarde!

    Eu tenho uma jabuti piranga muito serelepe de aproximadamente 8 anos.

    Nós estamos de mudança e vamos para uma casa que não tem tanto espaço pra ela, estava pensando em fazer um terrário mas todos os modelos que eu vi na internet são para jabutis filhotes.

    Não estamos cogitando a hipótese de doa-la ou algo semelhante,mas estamos muito preocupadas com a qualidade de vida que ela vai ter de agora em diante.

    Outra alternativa seria deixa-la solta pela casa, mas ai ficamos com o problema das necessidades fisiológticas dela..uma amiga da minha mãe, deu a ideia de colocarmos fraldas nela..mas não me parece uma boa ideia..

    Bom..preciso da ajuda de você, desde já agradeço.

    Abraços.

    Lorena Costa.



    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho um jabuti de 8 meses. Há 2 dias ele não abre os olhos e responde muito pouco aos estímulos. Estou muito preocupada. Ele não esta comendo. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  8. Olá. Minha mãe ganhou um jabuti..Não fazemos ideia de como cuidar, como alimentar...to meio desesperada ....o que fazer ? Como fazer ?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite comprei uma jabuti pequena e fiz uma caixa de madeira e coloquei gesso para ficar mais fácil limpar e colocar água o que vcs acham e ponho augo mais para ela

    ResponderExcluir
  10. Boa noite comprei uma jabuti pequena e fiz uma caixa de madeira e coloquei gesso para ficar mais fácil limpar e colocar água o que vcs acham e ponho augo mais para ela

    ResponderExcluir
  11. Para que a fêmea ponha ovos, é preciso que o macho seja da mesma raça? Ou raças diferentes também podem acasalar?

    ResponderExcluir
  12. ola comprei meu jabuti fazem dois dias ele é filhote um pouco maior que uma caixa de fosforo e coloquei ele num aquario de 30 cm de largura e 23cm de altura e coloquei areia de gato um alface e mudo de comida todo dia e tambem uma vasilinha de agua e levo ele para tomar banho de sol ele as vezes esta se arrastando oque poderia ser?

    ResponderExcluir
  13. preciso de ajuda, minha jabota começou a fazer buraco para botar, pois tenho o casal, e eu fui mexer quando ela estava cavando e ela abandonou o local, e ja faz 2 dias que ela nao botou, oque eu faço ?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, ganhei 2 Jabutis filhotes de 6 meses e estou com algumas dúvidas quanto a criação. Sei que esse post é um pouco antigo, mas espero que possam me ajudar. 1- Com quantos anos posso deixá-los no jardim? 2- É preciso alimentar com carne uma vez por semana? Ou devo comprar rações especializadas? Pois vi que eles comem de tudo super bem. 3- Que tipo de luz devo deixá-los? 50W amarela ou branca? Quantas horas por dia? Devo acendê-las durante a noite toda? Posso simplesmente colocá-las no sol por algumas horas somente e ignorar a lâmpada? Tem perigo de sofrerem com o sol ou frio? 4- Posso encher de comida que elas saberão o quanto comer ou tem perigo de exceder a alimentação? 5- Devo higienizar o viveiro de quanto em quanto tempo? O exemplo acima possui terra embaixo?
    Estou bem feliz com os Jabutis, sei que ficarei com eles o resto da minha vida! Por esse motivo estou com tantas dúvidas e preocupado com a saúde. Obrigado, ficarei no aguardo.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,

    Qual a melhor lampada para comprar para um bebê jabuti de 3 meses?

    Jessica

    ResponderExcluir
  16. Oi, fiquei preocupado quando você disse que as fêmeas precisam de terra propícia para a desova, pois se elas não acharem onde enterrar os seus ovos, os acumularão no corpo, o que pode levá-las à morte. Tenho um ou uma jaboti com mais ou menos 5 anos. Não sei exatamente o sexo, mas desconfio que seja fêmea pq o casco não é côncavo ainda. A partir de que idade devo proporcionar terra adequada para ela poder desovar? E que tipo de terra é adequada? Fiquei preocupado com essa informação. Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oi, fiquei preocupado quando você disse que as fêmeas precisam de terra propícia para a desova, pois se elas não acharem onde enterrar os seus ovos, os acumularão no corpo, o que pode levá-las à morte. Tenho um ou uma jaboti com mais ou menos 5 anos. Não sei exatamente o sexo, mas desconfio que seja fêmea pq o casco não é côncavo ainda. A partir de que idade devo proporcionar terra adequada para ela poder desovar? E que tipo de terra é adequada? Fiquei preocupado com essa informação. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Ola, meu jabuti tem 5 meses e gostaria de saber com qual idade podemos identificar o sexo e se for fêmea mesmo sem cruzar ela coloca ovos? Pois sei que existem animais que fazem isso. E é necessário que a fêmea cruze?
    Desde já agradeço,
    Flávia

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Tenho dois jabutis, uma fêmea com cerca de 40 anos e um macho com cerca de 30 anos... O local que eles moram é terra batida mas depois de longo convívio eu consigo perceber que a fêmea quer botar ovos e a coloco num local com areia e ela desova normalmente.
    Vamos nos mudar e já separei o espaço delas mas ainda não preparei.
    Gostaria de dicas sobre isso!!!
    1- Será a céu aberto, colocarei um abrigo que penso numa casinha de cachorro Nº4 de plástico e dentro colocarei uma lâmpada de aquecimento. Tanto faz se for de cerâmica ou aquelas vermelhas de calor?
    2- O piso pode ser grama ou é melhor areia?
    3- Sabe me informar o tamanho e peso máximo que elas podem chegar?
    Desde já, agradeço muito a atenção.

    ResponderExcluir
  20. Olá td bem?
    Tenho um Jabuti piranga comigo ela esta a 4 dias mas ela tem 06 meses,é normal esses dias frios ficar hibernando,e quase não comer,e mesmo no calor elas comem pouco?
    Estou fazendo um terrario e gostaria de saber onde encontro essa terra batida que mencionou nos comentarios acima?
    todos os dias coloco ela no sol no quintal de cimento,faz mal a ela? queima as patinhas?

    ResponderExcluir
  21. Olá ganhei um jabutizinhos piranga mto pequeno, parece bem novo. Quero saber se é verdade que eles crescem de acordo com o espaço que vive e quantidade de alimento que consome. Quero saber tbm uma metragem ideal para um jabuti que é menor que o tamanho de uma palma de uma mão de gente adulto ?? E se é interessante ter grama e terra no local q vive ??Desde já agradeço atenção.

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Ganhei um jabuti e coloquei ele numa caixazinha de plastico ele e pequenininha(ninho) (filhote) forrei com areia coloquei um recipiente com água e uma tampinha(tampa de margarina) com comida deixo ela no meu quarto e la e escuro deixo ela de manhã e de tarde no sol e deixo ela ou ele no meu quarto porque tenho cachorro ja mostrei ele(a) para eles (tenho 3) e eles cheiraram ela e um foi e começou a brincar come ela(e) e meteu a pata nele(a) ai por isso deixo ela no meu quarto coloco uma lampada?
    Obs: ela(e) não sai muito da casca so sai para comer e não ta frio aqui onde eu moro oq pode ser?

    ResponderExcluir
  23. Acabei de ganhar um hábito .. Queria saber os cuidados q devo tomar? . é como saber a idade? .. E se tem alguma terra específica pra ser usada? ..e no caso de plantar algumas plantas quais as melhores ? O site de vcs e um máximo ..

    ResponderExcluir
  24. Acabei de ganhar um hábito .. Queria saber os cuidados q devo tomar? . é como saber a idade? .. E se tem alguma terra específica pra ser usada? ..e no caso de plantar algumas plantas quais as melhores ? O site de vcs e um máximo ..

    ResponderExcluir
  25. De quanto em quanto tempo tem que limpar o terrario

    ResponderExcluir
  26. Tenho um filhotinho de jabuti gostaria de saber se pode gazer um terrario com terra vegetal ela deve ter uns 4 meses como que eu posso descubrir quantos meses ela tem.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Bom dia. Tenho um jabuti de poucos meses (+-6), minha intenção é cria-lo no quintal (lugar amplo e arborizado) mas tenho receio q ele não possa se cuidar só. Tenho galinhas e cachorro de pequeno porte tbem. A pergunta é com qto tempo poderei deixa-lo "livre", e se as aves e o cachorro poderá criar dificuldades pra ele? Vale ressaltar q o cachorro não se interessa em correr atrás o brincar com outros animais tipo as galinhas ou lagartixa.

    ResponderExcluir