sexta-feira, abril 26, 2013

As famosas"sementes de girassol"

Eu sei que hoje seria dia de falar sobre como cuidar da sua calopsita, mas o assunto vai ser focado para psitacídeos em geral.
Já tinha outro post preparado, mas decidi que este seria mais importante e mais urgente.

A frase abaixo deve ser lembrada pelo resto da sua vida, e se possível passe o conhecimento para o vizinho, parente, amigo.... as aves no mundo agradecem!

"Semente de girassol é chocolate!!"


Já imaginou se você comesse apenas chocolate a sua vida toda?? Como será que você estaria após uns 10 anos? Gordo, fraco, com mil deficiências nutricionais, osteoporose.... e mais várias outras doenças. Horrível não é mesmo?

A mesma coisa acontece com psitacídeos alimentados apenas com semente de girassol. Essa dieta inadequada causa deficiência principalmente de vitamina A, cálcio e é rica em gordura, o que acarreta vários problemas de saúde (problemas no coração, no fígado, nos ossos, na pele...)

Não estou falando que as sementes devem ser banidas da alimentação, mas elas devem ser consideradas "sobremesa" e não "prato principal". Elas devem ser apenas 10% da alimentação da sua ave.


"Ah... mas doutora, o cara da loja de ração me falou que é essa semente que eles comem e que não precisam mais de nada...". O cara da loja de ração está errado. MUITO errado.

Quer comprar um bichinho diferente? Tudo bem, mas após a compra consulte um veterinário especializado para aprender como manejar este animal de maneira correta.

Tomando os devidos cuidados a sua ave vai viver muitos anos feliz e com menos riscos de doenças.

M.V. Verônica Pardini

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário