segunda-feira, março 11, 2013

Mais valioso que ouro!

Hoje o post vai ser uma mistura do "animal da semana" com a "curiosidade do dia"! Vou falar sobre um dos animais mais belos e raros que ainda anda sobre a terra.

O Tigre-dourado, é um tigre com uma variação de cor extremamente rara, causada por um gene recessivo atualmente só encontrado em animais em cativeiro.


Assim como o tigre-branco o tigre-dourado é uma variação de cor e não uma espécie diferente.

O gene responsável por esta cor incomum está associado com as listras da pele, já no tigre-branco se trata de um gene inibidor da cor.

Pode ser maior que os companheiros da mesma espécie e também possui um pêlo mais macio.




A Índia tem registros destes tigres que datam até o ínicio de 1900, mas os últimos tigres-dourados selvagens conhecidos foram mortos no início do século 20.

Poucos zoológicos têm criado ou exibido estes belos animais, e muitos não têm conhecimento da cor ou o seu modo de herança.

Aparecem mais quando tigres-brancos e tigres-laranjas são criados juntos.

Tigre-dourando no Memphis Zoo (Fonte: Arquivo Pessoal)
É extremamente triste saber que não existe mais essa variação de cor nos animais na natureza, mas eu tenho esperança que um dia o homem bote a mão na consciência e pare de destruir essa fauna tão rica. Eu tive a sorte de trabalhar com um tigre-dourado em cativeiro, mas eu daria tudo para ver um na natureza.

M.V. Verônica Pardini Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário