sexta-feira, março 08, 2013

Guia do proprietário de primeira viagem: Jabuti (Introdução)

Como tenho recebido muitas perguntas sobre como cuidar de um jabuti, resolvi montar um "Guia do proprietário de primeira viajem" especialmente sobre estes répteis!

Eu mesma tenho 4 jabutis: a Jujuba, o Touché, o Jabuti 1 e o Jabuti 2 (hahaha sim não fui muito criativa com o nome dos últimos dois).

São animais interessantes e de fácil manejo, por isso são ótimos pet. Mas o que poucas pessoas sabem é que elas podem chegar aos seus 80 anos (algumas vivem até os 100 anos!).... então se quiser um jabuti, ou se já tiver um jabuti, saiba que ele estará com você durante a vida toda!

Outro ponto para levar em consideração é que estes animais crescem até 70cm de comprimento (quando você comprar um filhote, lembre-se que ele irá crescer, tenha certeza que você terá espaço para cria-lo quando ele atingir sua fase adulta).

Que espécie de jabuti você tem?

Nas matas brasileiras são encontrados duas espécies de jabuti:

Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria)
  • Encontrado pelo nordeste, dentro-oeste, sudeste e sul do Brasil.
  • Tem escamas avermelhadas.
Jabuti-piranga (Fonte: euamojabutis.blogspot.com)

Jabuti-tinga
(Chelonoidis denticulata)
  • Encontrado na região amazônica.
  • Tem escamas esbranquiçadas.
Jabuti-tinga (Fonte: www.ninha.bio.br)

Continue acompanhando os próximos posts para descobrir a melhor maneira de criar seu animalzinho!!

Verônica Pardini, DVM Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. essa piranga aí da foto tá com cara de assassina kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Jabutis são ótimos pets , eu mesma tenho cinco animais , dois adultos e três bebes de 3 meses e meio *--* . Pra quem pensa em criar um , é importante um belo espaço , pois o cheiro deles as vezes não é muito agradável hahahaha . Já pra quem não gosta de animais pacatos eu já não recomendo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amigos, gostaria de adquirir um jabuti fêmea para cruzar com o macho que tenho. Alguém tem uma fêmea para de vender? Sandra Martins.

    ResponderExcluir
  5. Verônica Pardini, muito obrigado pelas informações.
    Estava precisando muito, já que estou começando a criar um jabuti aqui em casa.
    Queria parabenizá-la pelo BLOG tanto no que diz respeito a escrita quanto a aparência.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Ricardo! Fico muito feliz que goste do blog :)

      Excluir
  6. Oi, Veronica!
    Ganhei um(a) jabuti que nasceu hoje, a Judite. Coloquei-a numa caixa de papelão pequena com alface e mamão, mas ela não comeu nada. Passou a maior parte do tempo arranhando o papelão querendo sair, antes de dormir. Estou preocupada pq é a primeira vez q cuido de um bichinho assim... Será que se recomenda frutas tipo mamão e melancia pra recém-nascidos? Sei que alface não é bom, mas a 1a dona só alimenta os jabutis com isso. Ela pode ficar com depressão pq não tem companheiros? Moro em um apartamento no Ceará, aqui não tem areia, nem plantas, me preocupo com o bem-estar da Judite...

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho dois jabutis filhotes, cerca de um ano e meio. Algumas vezes já encontrei um deles virado de barriga para cima, sempre que isso acontece desviro e logo ele já sai andando, não sei se um vira o outro ou faz isso sozinho. Mas a minha pergunta é o quão grave é eles ficarem virados, se podem morrer e se eles conseguem se desvirar sozinhos?! Tenho medo de algum dia acontecer isso novamente e não dar tempo de intervir!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, por gentieza alguem pode me ajudar eu ja comprei varios filhotes de jabuti, qdos eles chegam venhem saudaveis comendo ate racao e frutas normamente,mas passado uns 60 a 70 dias eles comecam a comer menos ate pararem de vez ate acabarem morrendo, pessoal precisa dar alguma vitamina e vermifugo pra eles qdo a gente adquirem eles, obrigado meu nome emerson e meu zap 945201213- quem puder me ajudar eu agradeco de coracao

    ResponderExcluir
  9. Como cuidar jabutis filhotes, precisa dar vermifugo para eles e alguma vitamina tb,por favor quem puder me ajudar, emerson zap 945201213

    ResponderExcluir