quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Quero ser veterinário nos EUA! E agora?

Atualizado em julho de 2015

Já pensou em viver o sonho americano? Eu já. Por isso estou aqui hoje, para te mostrar o caminho que deve ser percorrido até alcançar o seu objetivo.

No meu segundo ano da faculdade tive a oportunidade de ser a estagiária no Memphis Zoo (Memphis, TN). Realizei um sonho! Pela primeira vez estava morando sozinha, melhor que isso...Estava morando dentro de um zoológico. Fiz várias amizades, realizei minha primeira cirurgia sozinha, anestesiei tigres e onças...Resumindo, percebi que era tudo isso que eu queria para minha vida! E assim surgiu a pergunta: Mas, e agora como faço para ser veterinária aqui??


Para responder essa pergunta devo assumir que o Google foi um grande amigo, pois na faculdade ninguém conseguia me ajudar! Então aqui vai umas dicas para facilitar a sua vida! Hoje será uma versão resumida, nas próximas semanas me aprofundarei em cada tópico!

Infelizmente nosso diploma NÃO vale nos EUA e Canadá, então para sermos veterinários lá precisamos validar o nosso diploma.

1º Passo: Verificar se a sua Universidade é RECONHECIDA pela AVMA pelo link abaixo:
  • Clique em "Veterinary Colleges of the World"
https://www.avma.org/ProfessionalDevelopment/Education/Foreign/Pages/ECFVG-world-colleges.aspx

Encontrou o nome da sua Universidade na lista? Ótimo, isso significa que você pode se inscrever no processo de validação.

2º Passo: Você pode dar entrada na sua "Application" no começo do 5º ano da faculdade.
  • Existem 2 programas de validação do diploma: o ECFVG (o que eu estou fazendo) e o PAVE.
  • Em um próximo post irei contar a diferença entre eles! Mas vocês podem dar uma olhada nos links abaixo.
** Atualização: Valor da application a partir de 2015 é de 1400 dólares

Link para o ECFVG:
https://ecfvg.avma.org/ebusiness50/ecfvg/avmacertificationmain.aspx

Link para o PAVE:
http://www.aavsb.org/PAVE/

3º Passo: Você deve provar que tem inglês fluente.
  • Você pode fazer isso através de algumas provas: iB-TOEFL, o IELTS e o CAEL.
  • Eu escolhi fazer o iB-TOEFL, onde a nota mínima para o ECFVG é 25 no "Listening", 22 no "Writing", 22 no "Speaking" e 23 no "Reading" -- leve em consideração que o máximo de pontos que é possível fazer em cada sessão é 30.
Está pronto para o 4º passo? Vamos lá!

4º Passo: BCSE (Basic Clinical Science Examination - ECFVG) ou QE (Qualifying Examination - PAVE)
  • Essa parte foi onde eu comecei a entrar em pânico, mas se você chegou até aqui vá em frente! Estude muito, pois nessa prova cai tudo sobre tudo (anatomia, fisiologia, farmacologia, medicina de todos os animais, cirurgia, anestesiologia, imagem, laboratorial). E sim, é possível passar de primeira... se eu consegui você também vai!
** Atualização: Valor do BCSE a partir de 2015 é de 210 dólares
Nada supera o sentimento de ver aquelas 4 letras... Faz valer a pena todo o esforço! (Fonte: Arquivo pessoal)

Passei! E agora? 

5º Passo: CPE (Clinical Proficiency Examination - ECFVG) ou CSAE (Clinical Skill Assessment Examination - PAVE) 
**(Você pode fazer o NAVLE antes do CPE - você escolhe a ordem, eu fiz o NAVLE antes).

  • Agora você têm todos os motivos para entrar em pânico! Eu sei que eu estou quase surtando só de pensar nessa prova!
  • É uma prova prática de 3 dias, realizada em uma faculdade americana. Nela você tem que: fazer uma castração de pequenos, uma anestesia de pequenos, um atendimento de pequenos, um atendimento de equinos, um atendimento de ruminantes (com palpação retal), exame de imagem de pequenos e necrópsia.
**Atualização: Todos os inscritos a partir de janeiro de 2014 terão que comprovar que já realizaram cirurgias até 5 anos antes do CPE (você deve provar que já foi o cirurgião principal em pelo menos uma castração de fêmea, e assistente em pelo menos mais 5 procedimentos cirúrgicos).

** Atualização: Valor do CPE de 2015 é de 6400 dólares, e em 2016 esse valor vai para 6600 dólares.

Você chegou até aqui? Parabéns! Você finalmente validou o seu diploma! Mas ainda falta um pouquinho para comemorar... como todos os estudantes graduados em universidades americanas é necessário fazer uma última prova para ter a Licença de Veterinária: o NAVLE.

** Atualização: todos os inscritos a partir de janeiro de 2015 terão que completar o BCSE e o CPE em um período de 7 anos, caso isso não ocorra, estes candidatos serão obrigados a começar tudo de novo do Step 2 (TOEFL).

6º Passo: NAVLE.
  • "Se você já passou por todas as outras provas esta aqui será mais tranquila, é uma prova de testes parecida com o BCSE" - ok eu escrevi que ela é tranquila sem ter feito a prova. Mentira, é bem mais difícil! Confira os outros posts sobre o NAVLE para aprender a se preparar para esta prova!
Agora sim você pode comemorar! Você esta pronto para trabalhar nos EUA!


Brincadeiras a parte, eu sei que ao ler tudo isso você provavelmente vai desanimar, afinal é muito trabalho, não é? O conselho que eu posso dar é: Você tem certeza que é isto que você quer? Se sim, vá em frente! Vá um passo por vez, não fique pensando em tudo o que você ainda vai passar... vá celebrando as vitórias no caminho! A cada passo cumprido é um ânimo a mais para o próximo!

Com os próximos posts darei mais dicas para você não sofrer tanto durante esta jornada! E se precisar perguntar, desabafar ou se descabelar eu estou aqui!

Boa sorte!
M.V. Verônica Pardini

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

219 comentários:

  1. Adorei, ajudou bastante continue postando sobre sua experiência :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Que bom que você gostou! Toda semana farei um post novo sobre o assunto! :)

      Excluir
  2. Amei,estou no último ano do colegial, e meu sonho é morar nos USA, não sei ainda se eu quero ser um veterinari ou um químico, sou apaixonado por ambos. Continue postando, você tem um vlog no youtube?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que você esta gostando!! Sou suspeita, sempre fui apaixonada por medicina veterinária! Mas siga o seu coração e escolha a profissão que vai te deixar mais feliz e realizado! Infelizmente ainda não tenho um vlog, mas estou com vários planos para o blog, e este é um deles! Continue acompanhando!

      Excluir
  3. Olá Verônica, gostaria de saber se para validar o diploma nos EUA é obrigatório que a faculdade seja registrada no AVMA? Se sim e a minha faculdade não constar na lista existe outro meio?! Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Você não pode usar o ECFVG se a sua faculdade não é reconhecida pela AVMA. Mas existe um outro programa de validação, o PAVE, onde aparentemente (pelo o que eu estava vendo no site) você pode participar (http://www.aavsb.org/PAVE/). A única desvantagem do PAVE é que ele não é aceito em todos os estados dos EUA. O processo é bem parecido com o do ECFVG!
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  4. ola veronica gostaria de saber se da para validar o diploma depois de formado!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Da mesma maneira que eu escrevi neste post! Não há nenhuma diferença para quem já é formado, você vai seguir os mesmos passos.

      Excluir
  6. obrigado! me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  7. ola veronica você sabe o procedimento do PAVE? grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei exatamente, sei que é parecido com o ECFVG, mas não é aceito em todos os estados... você pode ter mais informações no site: http://www.aavsb.org/PAVE/

      :)

      Excluir
    2. Olá Verônica, percebi que no site que a gente ver se a universidade é reconhecida pela AVMA a maioria são federais, a minha é particular e não está no site. Isso quer dizer que eu nunca vou conseguir? Obrigada.

      Excluir
  8. ola veronica! voce sabe como pesquisar empregos de veterinario nos estados unidos de preferencia em zoologico?obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      http://www.aazv.org/jobbankdisplaylistings.cfm#jobanchor
      Este link mostra alguns empregos em zoológicos dentro e fora dos EUA!

      Excluir
  9. Oi Verônica, gostaria de saber mais sobre as provas (do ECFVG e da prova prática de 3 dias). Sou formada em vet há 2 anos e meio, lido com clínica de pequenos desde então e gostaria muito de tentar um internship nessa área, mas tenho que voltar a estudar a parte de grandes. Todas as áreas caem na mesma proporção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      No link a baixo você encontra informações sobre o Toefl e sobre o BCSE.

      http://www.vevet.com.br/search/label/Valida%C3%A7%C3%A3o%20do%20Diploma

      Sim na prova de 3 dias todas as partes caem na mesma proporção! Mesmo você já trabalhando com pequenos sugiro que faça um estágio com pequenos fora do país antes de prestar o CPE, a medicina veterinária nos EUA é bem diferente do que nós aprendemos na faculdade (e na prova você tem que fzr tudo do jeito que eles fazem)! Mas até chegar no CPE você ainda vai levar uns 2 anos, então se preocupe mais com as teóricas no momento.

      Espero ter ajudado,

      Excluir
  10. Verônica adorei as informações, eu queria pedir sua opinião sobre uma coisa. Eu ainda estou estudando medicina veterinária, estou no 2o ano. Porém já tenho uma vontade muito grande de ir morar no EUA ou Canadá. Vc acha que vale a pena eu terminar a faculdade aqui para depois viajar? ou vc acha que tem como eu largar a faculdade aqui e começar do zero por ai msm? Falo isso pq já tenho 23 anos e ainda estou no 2o. ano; não sei como funciona o mercado ai fora e não sei se vale a pena começar do zero com essa idade. O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex!
      Acho que isso é muito pessoal, mas vou te dar algumas informações que talvez te ajudem nessa tomada de decisão! Para entrar na faculdade de veterinária no EUA (que é mais concorrida que medicina) vc tem que: prestar o SAT (que é tipo um vestibular), além disso você tem que fazer 4 anos de pre-vet (é tipo uma facul de biologia)para depois poder tentar entrar em uma facul de veterinária que são mais 4 anos de estudo. Também tenha em mente que uma facul de veterinária nos EUA é custa aproximadamente 5mil reais por mês. Eu escolhi me formar aqui no Brasil e gastar por volta de 15mil reais para validar o meu diploma.
      Você tem que seguir o seu coração e ver o que mais vai te deixar feliz! As faculdades lá são sem dúvida nenhuma melhores que as nossas.
      Espero que eu tenha ajudado um pouquinho!
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Oi, Veronica

      alias parabens, nunca vi nada tao bem explicado na internet aqui no brasil

      muito pratico

      maravilhoso, voce esta em sao paulo?

      Excluir
    3. Oi Alexandre! Obrigada pelo elogio! Estou sim!

      Excluir
  11. Boa noite Verônica
    obrigado por mais um post!
    Esse me deixou até feliz, hahaha

    Enfim, me desculpe pela pergunta, mas como vc conseguiu o estágio no zoo dos EUA? sabe de algumas formas de conseguir estágios lá em Memphis ou em outro lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe magina, bom tenho dois posts que vão ajudar você a responder as suas perguntas:
      http://www.vevet.com.br/2013/02/estagios-com-animais-selvagens-e.html
      http://www.vevet.com.br/2013/04/hoje-e-dia-de-um-dos-meus-posts.html

      Se tiver mais alguma dúvida é só mandar!

      Excluir
  12. Oi verônica, eu gostaria de saber se validando o diploma eu já tenho permissão para morar e trabalhar nos EUA ou se precisa de mais alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Validar seu diploma significa apenas que você pode ser veterinária nos EUA, para ter permissão para morar você precisa arranjar um emprego antes.

      Excluir
  13. Cara Veronica,caso a minha universidade nao seja reconhecida pela AVMA, sera possivel se candidatar a validacao do diploma?
    Seria posssivel conseguir trabalhar nos EUA fazendo uma especializacao ou mestrado ou doutorado la mesmo?
    Minha situacao e a seguinte: estou fazendo mestrado e estou pensando em cursar um doutorado la e depois tentar trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me perguntaram isso algumas vezes mas infelizmente não sei a resposta, pelo ECFVG você NÃO pode validar o seu diploma, talvez seja possível pelo PAVE... acho que vale a pena mandar um email para eles perguntando :)

      A única maneira de trabalhar nos EUA sem validar o diploma é sendo contratado por uma universidade e tendo um veterinário responsável por você. Então sim, é possível que após um doutorado você consiga trabalhar dentro de uma universidade.

      Espero que tenha ajudado :)

      Excluir
  14. Quantas dilmas você gastou nisso tudo?? Não tem outro meio sem ser gastar tanto dinheiro????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passando todas as provas na primeira tentativa você irá gastar aproximadamente 7000 dólares. E não, não tem outra forma gastando menos. Quem faz faculdade lá gasta muito mais do que nós fazendo faculdade aqui, mesmo com esses 7000 dólares a mais não gastamos metade dos que eles gastam durante o período de faculdade. Você validando e conseguindo um emprego lá, em 2 meses de trabalho você repõe esse dinheiro. Então, pensando bem... não é tão caro assim, não é mesmo?

      Excluir
  15. você arrumou emprego logo de cara aí nos EUA?? O mercado é bom?? e o salário?? Desculpe pelas muitas perguntas, mas é que eu to ficando louca de tanto pensar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ainda estou validando o meu diploma, então ainda moro e trabalho no Brasil. O salário de um veterinário lá é entre 4000-8000 dólares por mês. Sobre conseguir trabalho, depende muito do estado, das pessoas que você conhece, do seu currículo. Espero ter ajudado.

      Excluir
  16. Olá, Verônica!
    Muito obrigada por todas essas informações; estão me ajudando muito!

    Gostaria de saber quanto tempo leva pra se concluir todas as etapas de validação de diploma e se eu tenho que estar lá nos EUA pra isso.
    Na verdade, eu gostaria de realizar essas etapas lá mesmo, pois tenho conhecidos que moram lá. Sabe dizer se isso de alguma forma "aceleraria" o processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que estou conseguindo ajudar :)
      Se você passar em todas as provas de primeira esse processo leva em torno de 2 anos e meio, isso não tem relação com o local onde você realiza as provas. O BCSE e o CPE você tem que fazer nos EUA. O NAVLE pode ser feito no Rio de Janeiro ou nos EUA.
      :)

      Excluir
  17. Vc tem face? Gostaria de fazer algumas perguntas, tenho 14 anos sei que vai dmorar mais vou fazer medicina veterinaria, e tenho o sonho americano. Passa seu face c puder :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog tem face sim:
      http://www.facebook.com/pages/Vevet/425828160833258?fref=ts

      Pode fazer suas perguntas por mensagem lá! :)
      Bjnhus

      Excluir
  18. Olá,queria dicas de como me mudar pra lá pois estou terminando o ensino médio e queria me mudar e fazer a faculdade lá mesmo.Vale quaisquer loucuras,o que quero são alternativas,abraço Vlw!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio!
      Bom, primeiro de tudo antes de entrar na faculdade de veterinária você tem que fazer 4 anos de pre-vet,para entrar em um college você tem que prestar os SAT e mostrar interesse na area de veterinaria (cada college tem seus "requirements", entao você tem que conversar com eles). Se dedique muito, pois entrar na facul de veterinária nos EUA é mais concorrido que entrar na facul de medicina. Boa sorte! :)

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta!Nossa que chato,será que se eu servir as forças armadas de lá(já havia pensado nisso antes,pois tenho que me alistar)seria mais fácil?Até porque eles prescisam de veterinários e biólogos,ou lá não é como o Brasil?Se não me engano eles liberam para estudar.Por favor me informe se isso é possível,desde já agradeço,abraço e parabens pelo ótimo trabalho!

      Excluir
    3. Então Caio, sinceramente não sei te responder, mas acredito que só cidadãos americanos podem se alistar as forças armadas. Não tenho certeza, vale a pena jogar no google e ver o que você descobre :)

      Excluir
  19. Oi Verônica, eu gostaria de saber o salário do veterinário nos Estados Unidos. Pode me dizer?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor! O salário de um veterinário lá é entre 4000-8000 dólares por mês.

      Excluir
  20. Olá Verônica , a faculdade que eu pretendo entrar não está entre as admitidas pela AVMA , gostaria de saber quais são as reconhecidas pela PAVE .
    Muito obrigada , Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina
      Aparentemente (pelo o que eu estava vendo no site) qualquer estudante pode participar do PAVE, independentemente da faculdade (http://www.aavsb.org/PAVE/). A única desvantagem do PAVE é que ele não é aceito em todos os estados dos EUA. O processo é bem parecido com o do ECFVG! Mas para ter certeza é só mandar um email!

      Excluir
  21. Olá Verônica, boa noite!
    Sou veterinário formado há alguns anos e trabalho com controle de qualidade em supermercados e indústrias, porém sempre tive interesse em mudar para os USA, você sabe se existe este tipo de trabalho por lá e se também é realizado por veterinários?
    Obrigado e tudo de bom para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ernesto! Não conheço muita coisa da sua área de interesse, posso apenas dizer que veterinários trabalham com controle de comida nos EUA, mas não tenho mais informações para te passar. Desculpa!

      Excluir
  22. Oi Verônica. Muito oportuno e interessante seu post. Duas perguntas:

    1) Você sabe se o diploma validado pelo ECFVG é também válido na Europa (UK) ou Oceania? Existe algum acordo com outros países de língua inglesa? Pois quando eu me formar nao sei ao certo em qual país do exterior eu gostaria de trabalhar.

    2) Dá para começar o processo antes do 5o ano de faculdade?

    Pergunta bônus: conhece muita gente que passou de 1a na prova?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauro!
      1) Até onde eu sei o ECFVG vale apenas para os EUA e Canada.
      2) Não é permitido começar o processo antes do quinto ano de faculdade.
      Pergunta bonus: não conheço mais ninguem que tenha passado de primeira na prova.

      Espero ter ajudado! Boa Sorte!

      Excluir
  23. Olá Verônica,aqui vai mais uma dúvida:se eu tiver conhecimento,uma noção de nível de superior(universidade,faculdade...) em biologia,estando no ensino médio pode me adiantar de alguma forma,quando eu concluir o mesmo?Aproveitando,nos EUA é possivel trabalhar para o governo?Aguardando,desde já agradeço,VLW!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio,
      Acho que não iria te adiantar - mas é uma questão de conversar com a universidade que você esta interessado em entrar e ver o que eles te falam.
      Americanos podem trabalhar para o governo, estrangeiros não - não sei se possuir o green card permite que você trabalhe para o governo.

      Excluir
  24. Olá Verônica, tudo bem?? Antes de te fazer essa pergunta eu li todos os coments anteriores, pois é muito chato pra vc ter que ler e responder as mesmas coisas todos os dias hahahahaha pois bem, eu não sou formada em Med Vet, mas pretendo começar em 2014. Já sou formada em Comunicação Social desde 2006, mas meu sonho sempre foi vetreinária, por questões de valores nunca pude cursar. Hoje em dia os valores ainda são altos, se colocarmos na balança mensalidade x salário. Então eu sempre tive isso na cabeça, se um dia fizesse vet seria para atuar fora do país. Sou apaixonada por equinos, e tenho a mais certeza absoluta que será essa minha especialização. Pesquisei um pouco e acho que o estado do Texas seria uma boa opção. Você saberia me informar onde mais tem vagas pra essa área nos USA?? E a facul que pretendo estudar não está na lista da ECFVG, posso fazer pelo PAVE, mas como vc disse anteriormente, ele não é aceito em todo país. Vc sabe me dizer se ele é aceito no Texas?
    Quando vc finalizará seu processo de validação?
    Desde já muito obrigada pela sua atenção! Beijooos
    Lara Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara! Mil desculpas na demora da resposta!

      Sim o Texas é uma ótima opção para quem quer trabalhar com equinos, o estado do Kentucky é ótimo tbm!
      As vagas existem pelo país inteiro, em haras, hipicas, centros de reprodução.... o ideal é fuçar no google e começar a entrar em contato com os locais que você achar interessante para tentar conseguir estágio.
      Aqui vai a lista dos estados que aceitam o PAVE:
      Arizona
      California
      Colorado
      Connecticut
      Georgia
      Idaho
      Iowa
      Illinois
      Louisiana
      Maine
      Maryland
      Massachusetts
      Michigan
      Minnesota
      Mississippi
      Montana
      Nebraska
      New Hampshire
      New Jersey
      New York
      North Carolina
      North Dakota
      Oklahoma
      Oregon
      Pennsylvania
      Puerto Rico
      Rhode Island
      South Carolina
      South Dakota
      Tennessee
      Texas
      Utah
      Vermont
      Virgin Islands
      Virginia
      Washington
      West Virginia
      Wisconsin
      Wyoming

      Eu pretendo finalizar até o final do ano que vem!
      Beijos e Boa sorte!

      Excluir
  25. Ola!!! Vivo em Portugal, e numa pesquisa de como ir estagiar/trabalhar para os estados unidos, acabei aqui :) Já me esclareceu imensas perguntas - não sei se é igual para Portugal - mas se for, ja vi que vou ter de trabalhar no duro se quiser ir para os estados unidos!!
    Sabe se estes pontos todos também se aplicam em caso de estágios profissionais? De qualquer maneira, tenho de ver o que preciso, estou mesmo muito interessada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Então, não sei como funciona para quem tem diploma de Portugal, imagino que seja parecido. Estágios profissionais, quer dizer depois de formada? Dependendo do local (se o local aceitar estagiários formados) ele pode exigir apenas o TOEFL e um visto de estudante, mas as internships e residencies exigem que você cumpra todos os passos descritos no post.
      :)

      Excluir
  26. Olá Verônica, sabe informar o valor investido em cada prova?

    Att. Juliana Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana.
      Vou passar os valores aproximados ta?
      TOEFL: 250 dolares.
      BCSE: 85 dolares.
      CPE: 6000 dolares
      NAVLE: 560 dolares

      Boa sorte!

      Excluir
  27. Verônica, amei o seu post. Estava a procura dessas informações há algum tempo! Estou no segundo semestre da faculdade e irei me candidatar ao CSF (Ciências sem Fronteiras) no próximo semestre para passar um ano estudando no EUA. Faço a UFBA (Universidade Federal da Bahia), a qual está na lista "Veterinary Colleges of the World"! Bom, o primeiro passo está ok. Uhuul! \o/ Entendi todas as etapas que você explicou, mas gostaria de saber se seu estágio no Memphis, TN, ajudou de alguma forma nesse processo de validação do diploma, como você conseguiu esse estágio, se você pagou algo por ele, etc.. E também sobre o início do processo de validação. . Você disse que posso dar o ponta pé inicial a partir do quinto ano, no caso, entre o nono e o décimo semestre; Então não estarei formada ainda. . E que o processo dura 2 anos e meio, mais ou menos. . . Significa dizer que só precisarei esperar mais um ano depois de formada para ter a revalidação em mãos, caso eu passe de primeira?! Agradeço a atenção desde já! Beijo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruana!
      Sobre os estágios você pode ter mais informações aqui:
      http://www.vevet.com.br/2013/02/estagios-com-animais-selvagens-e.html

      Os estágios não me ajudaram diretamente com a validação, mas meu inglês técnico melhorou, aprendi como funciona a medicina veterinária nos EUA, então indiretamente ajudaram sim!

      Você pode começar o processo de validação no quinto ano, e sim, se você passar em todas as provas de primeira você terá a revalidação 1-2 anos depois de formada!.

      Boa sorte! :)

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção! Continuarei seguindo suas publicações! ;)

      Excluir
  28. Ola!!! Muito bom esse post e informativo... mas já fui barrada na primeira parte, pois minha faculdade não esta na lista, isso significa que não poderei fazer o teste??

    Tatiane Davantel
    tatydavantel@aol.com
    tatydavantel@aol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane
      Você não pode fazer o ECFVG, mas talvez possa fazer o PAVE.
      Aparentemente (pelo o que eu estava vendo no site) qualquer estudante pode participar do PAVE, independentemente da faculdade (http://www.aavsb.org/PAVE/). A única desvantagem do PAVE é que ele não é aceito em todos os estados dos EUA. O processo é bem parecido com o do ECFVG! Mas para ter certeza é só mandar um email para eles!

      Excluir
  29. Gostaria de saber se acaso a faculdade no qual me formei não é reconhecida pela avma.. mas o cuso de especialização a faculdade é reconhecida.. será que eles levam em consideração a especialização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei responder!
      Mande um email para:
      ECFVG E-mail: ecfvg@avma.org

      Excluir
  30. Olá Verônica, olhei na listagem ECFVG e verifiquei que minha instituição esta em partes naquela listagem, pois eu estudo PUC - Campus toledo e lá diz PUC campus são José dos Pinhais sendo que as duas Pertence PUC - PR. Gostaria de saber se isso dificultara impede de realizar a prova ECFVG, Sendo assim gostaria de saber se estas provas necessariamente devem ser realiza nos EUA ou podem ser feitas no Brasil? desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei responder sobre a faculdade :(
      Mande um email para:
      ECFVG E-mail: ecfvg@avma.org

      Sim essas provas devem ser realizadas nos EUA

      Excluir
  31. Entao wuando vc disse para ver se a faculdade era eeconhevida eu fui vrr e vi que em sao paulo a da unip e tal mas so pode a faculdade de sao paulo ou pode o interior de sao paulo senda da unip pode .?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder, entre em contato com o pessoal do ECFVG.

      Excluir
  32. Olá, meu nome é Hallana e estou no meu primeiro semestre de medvet e já estou correndo atrás disso. Na verdade só quero saber como funciona por enquanto. Eu morei nos EUA por 12 anos e voltei pro Brasil pra fazer faculdade aqui, mas pretendo voltar depois de me formar e trabalhar lá. Minha faculdade não é reconhecida pela AVMA, mas li que vc comentou algo sobre a PAVE.. o estado de New Jersey (onde eu morava e pretendo voltar) aceita, então eu posso fazer essa prova e seguir com os mesmos passos e conseguir meu diploma? Obrigada!

    Email: hmarks.trinetta@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hallana, desculpa pela demora na resposta! Sim, pelo PAVE você segue os passos e valida o diploma sem problema nenhum!

      Excluir
  33. Só não entendi uma coisa. Por conta de proximidades legais entre EUA e Canadá, esse método vale para os dois? Ou as provas práticas devem ser realizadas no Canadá( Se eu quiser Med Vet lá)? E se tiver de ser lá, você sabe,também, como funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elidio!

      Espero que este link te ajude:

      https://www.avma.org/professionaldevelopment/education/foreign/pages/ecfvg-pp-reciprocity.aspx

      Excluir
  34. Ola!Só gostaria de esclarecer uma coisa,a partir do momento que eu começar todo esse processo,a validação do diploma (Application), Toefl, ...,eu tenho um prazo para finalizar tudo?E qual esse prazo?São os dois anos e meio???
    Grata


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Não há um prazo para a finalização deste processo. Se você não completar todas as provas em 2 anos, você deve pagar uma taxa de 200 dólares para continuar inscrito no programa.

      Excluir
  35. Veronica tudo bem.Estou morando em San Diego estudando ingles, portanto estou no primeiro passo. Sera que voce pode me informar mais ou menos os valores das provas? Passou em todas as provas? Qual foi sua maior dificuldade?Quanto tempo demorou? E validando o diploma pode pedir visto para trabalhar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,
      Toefl 250 dolares
      BCSE +- 100 dólares
      CPE 6200 dólares
      Navle 560-750 dólares

      Ainda não fiz o CPE e o Navle passei na segunda vez, o TOEFl e o BCSE passei de primeira. A maior dificuldade é que muito do que cai não aprendemos na faculdade, e é uma quantidade absurda de matéria para estudar. Tem que ter muito tempo livre e dedicação. Demora entre 2-4anos, depende da sua disponibilidade e se vai passar nas provas de primeira. Você só pode pedir visto de trabalho se tiver uma proposta de emprego!

      Espero ter ajudado :)

      Excluir
  36. Olá verônica!!! Essa prova prática de 3 dias é difícil de passar? Necrópsia não manjo nada... agora de resto tenho uma boa base! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não fiz essa prova, mas é bem difícil sim. Você pode tentar estudar sozinha, mas acho complicado passar sem fazer um curso nos EUA.

      Excluir
  37. - Pow, estou muito afim de estagiar fora do Brasil, provavelmente no Canada.. Ja sou formado em Tec. Agropecuária, então tenho bastante conhecimento na área de animais com fins econômicos.... O curso de MedVet ta sendo até as fácil, mas meus planos são esses, achos que esses processos que você citou deve demorar um pouco né ? Mas vou fazer isso tudo se for preciso.. É sempre bom ampliar nossos conhecimentos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio,
      Sim o processo demora de 2-4 anos. Depende do tempo que você consegue dedicar aos estudos. Mas se é isso que você quer, vai fundo :)

      Excluir
  38. Oi Verônica, tudo bem ?
    Obrigada, pelo post. Escrito assim, parece tão fácil né ? kkk
    Quero muito ir morar na california ou no texas. Consegui um estágio em um Hospital de equinos em Austin e estou mto animada.
    Infelizmente minha facu não está na lista. Será que mandando uma carta para o MEC para ser reconhecida vou conseguir ?
    Por enquanto esse é o único obstáculo...
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo estágio! Aproveite muito!! Infelizmente sua faculdade deveria ser reconhecida antes de você começar o curso, se for reconhecida agora apenas quem começar a faculdade agora poderão utilizar o ECFVG, no seu caso eu aconselho pesquisar se você pode se certificar pelo PAVE.
      Boa sorte!!

      Excluir
  39. Boa noite, Verônica ! Fico feliz com a sua mensagem ! Pois, dias atrás, ao conversar com alguns residentes da área, os comentários foram bem desanimadores... Gostaria de realizar este sonho na Austrália ! Mesmo que seja diferente o processo, acha que a luta seja válida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Frederico! Acredito que se este for o seu sonho, claro que é válido! Vai em frente e boa sorte :)

      Excluir
  40. Como conseguiu estágio no Memphis Zoo? E quanto tempo ficou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei 4-5 semanas. Neste post você encontra todas as informações necessárias.
      http://www.vevet.com.br/2013/02/estagios-com-animais-selvagens-e.html?showComment=1406225673266#c7057089562887504670

      Excluir
  41. É difícil conseguir fazer mestrado em medicina veterinária fora do país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei exatamente como funciona o processo de mestrado, mas todos que eu vi você tem que fazer uma application e pagar um valor mensal para a faculdade.

      Excluir
  42. Olá,Verônica.
    Pretendo cursar medicina veterinária e sempre quis estudar um tempo fora do país...acha que é muito difícil conseguir durante mestrado ou doutorado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito do que você quer fazer, você pode tentar estágios fora do país durante o mestrado, talvez seja mais difícil conseguir do que durante a graduação, mas acho que não custa tentar!

      Excluir
  43. Você sabe se é possível fazer alguma especialização em medicina veterinária no exterior,com bolsa em uma universidade federal? Se sim,é o mesmo processo de trabalhar nos eua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você chama de especialização? Uma residência? Uma pós graduação? Em qualquer um dos casos você deve validar o diploma, no caso da residência antes, ou no caso da pós antes ou depois caso seu objetivo seja trabalhar nos EUA.

      Excluir
  44. Você sabe sobre o Ciência sem fronteiras? Faço medicina veterinária e queria saber em que ano da faculdade posso me inscrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei como funciona o ciência sem fronteiras.

      Excluir
  45. Olá Verônica,pretendo fazer medicina veterinária só que não sei se tenho estômago o suficiente haha sou sensível em relação a animais,não sei se conseguiria ver um animal sofrendo ou morrendo.Acha que com o tempo da para se acostumar? Antes de começar a faculdade vc também era assim?Como soube que queria ser veterinária? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde!
      Então, meus pais não botavam a menor fé que eu iria me formar, pois sempre fui muito apaixonada pelos animais e eles acreditavam que eu não aguentaria vê-los sofrendo. Claro que no começo é difícil, mas sabe o que sempre me motivou? Por mais que as vezes tenhamos que lidar com a morte e o sofrimento de alguns animais, a quantidade de animais que nós conseguimos salvar é o que te faz superar todos os obstáculos, e mesmo quando não "tem mais o que ser feito" nós conseguimos dar uma morte digna e sem dor ao animalzinho. Nasci querendo ser veterinária. Aconselho você ir acompanhar alguns veterinários para ter certeza que é isso que você quer :)
      Boa sorte!

      Excluir
  46. Olá Verônica, gostaria de te perguntar uma coisa: sou cidadã americana, mas moro e estudo no Brasil. Acabo de começar a faculdade. Imagino que o processo para validação do diploma seja o mesmo para o meu caso, estudo na UFF... vc tem alguma informação sobre isso? Muito obrigada,
    Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Adriana,
      Sim o processo é o mesmo, já que você terá o diploma brasileiro de medicina veterinária.

      Excluir
  47. Eu fiquei em dúvida na lista de faculdades do estado RJ no município Rio de Janeiro no caso tem algumas opções escrito escola veterinária e faculdade de Veterinária não compreendi pois pode ser ser qualquer uma .deveria ser mais especifico pois quero neste ano fazer na UCB-universidade Castelo Branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas são as 4 universidades cariocas reconhecidas pela AVMA, a UCB, infelizmente, não é uma delas.

      Faculdade de Veterinaria da Universidade Federal Fluminense
      Universidade Integradas Plinio Leite
      Escola de Veterinaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
      Universidade Estacio de Sa’

      Seria interessante prestar outra universidade caso seu sonho seja morar e trabalhar nos EUA.

      Excluir
  48. Olá Verônica,gosto muito do seu blog e gostaria de fazer algumas perguntas...Esse ano vou prestar vestibular e não sei o que fazer,estou em dúvida entra medicina e medicina veterinária.Gostaria muito de ser veterinária,acho uma área muito interessante.Porém,tenho medo de no futuro não conseguir um bom emprego,por estar muito saturada algumas áreas.Como está o mercado de trabalho em veterinária atualmente?Acha que no futuro será muito difícil conseguir um emprego decente?Sei que para um médico veterinário ter futuro hoje em dia é necessário fazer algum tipo de pós graduação e residência para se destacar.Você sabe como funciona o mestrado e doutorado em medicina veterinária e o que posso fazer com isso?Acha que a faculdade ajuda muito na hora de conseguir um emprego?Você acha que basta ser bom no que faz para conseguir um bom emprego e se destacar na medicina veterinária?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Depende muito da área da veterinária que você quer seguir, tem vários campos que ainda tem poucos profissionais capacitados, clinica e cirurgia de pequenos já um campo um pouco mais saturado dependendo da região do país que você se encontra. Eu, particularmente, não tenho queixas sobre o mercado de trabalho no momento. Acredito que se você é boa você tem espaço na profissão, a faculdade hoje em dia não importa tanto, o aluno faz a faculdade, não vice-versa.
      Novamente, dependendo da área que você for seguir você deve escolher uma pós graduação mais adequada para você (mestrado, residência, anclivepa), mas é importante sim continuar os seus estudos e se manter atualizada. É uma profissão que ainda tem espaço para crescer, e depende de bons profissionais para se tornar mais valorizada.

      Excluir
  49. Olá, Verônica!
    Estou no meu 4 ano de vet e estou no Canadá pelo ciência sem fronteiras
    e quero muito morar fora do Brasil!
    Gostaria de saber como você estudou para essas provas? tem algum livro específico?
    Além disso, você sabe como faz para fazer residência nos EUA ou no Canadá? é o mesmo processo?
    tenho que validar meu diploma para isso?
    Obrigado =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Gabriel!
      http://www.vevet.com.br/search/label/Valida%C3%A7%C3%A3o%20do%20Diploma
      Neste link você terá vários artigos sobre materiais de estudo e sobre residência! (se tiver mais alguma dúvida é só perguntar)
      E sim, para fazer internship e residência você tem que validar o diploma!
      Boa sorte :)

      Excluir
  50. Olá Veronica!
    Parabens pelo Blog, muito esclarecedor e parabens pelas conquistas!Sou veterinária formada há 5 anos no RJ e atuo em Dermatologia de pequenos animais.
    Minha dúvida: existe algum cursinho aqui ou lá nos EUA para se preparar para esses processos seletivos? Como vc se preparou, estudando em casa de acordo com o conteúdo programático que eles dão? Existem provas de anos anteriores para fazermos?
    Também fiquei em dúvida se podemos fazer todo o processo aqui no Brasil ou se em algum momento eu tenho que continuar o processo lá?
    Muito obrigada!
    Att.,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Fico feliz que você goste do blog!
      Existe o curso do Vetprep e o zuku review para as provas teoricas - usei apenas para o Navle, o bcse eu estudei "na raça" mesmo através de anotações de faculdade de do merck manual. O conteúdo programático deles é desesperador, é basicamente tudo sobre tudo. Por isso aconselho usar os dois programas que indiquei acima,
      Infelizmente não temos acesso a prova dos outros anos, mas aqui no blog tenho disponível para encomenda um simulado.
      Para fazer o BCSE e o CPE você terá que ir para os EUA.

      Espero ter ajudado!
      Verônica

      Excluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Olá Veronica, estou quase começando a faculdade e gostaria de saber como funciona os salários pra recém- formados e com experiência em estágios e se eh muito difícil de arrumar emprego ai .. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eles geralmente preferem pessoas com internships e residencias, mas com alguma sorte e com o diploma validado você pode conseguir um emprego mesmo recém formado. O salário varia muito, depende do estado e da área de veterinária que vc esta interessado. Mas é bem mais alto que no Brasil.

      Excluir
  53. Olá, tudo bem? Obrigada por todas essas informações em seu blog!
    Vou começar o quinto ano da faculdade e gostaria de fazer meu estágio supervisionado (estágio obrigatório) nos EUA, na área de clínica de pequenos. Ele deve ter duração de 3 meses. Você sabe me dizer se isso é possível?
    Como posso conseguir um estágio durante as férias nessa mesma área nos EUA?
    Tenho preferência em locais mais próximos a Los Angeles.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livian! O ideal é pesquisar quais locais você tem interesse de estagiar (faculdades, hospitais, clínicas) e entrar em contato com eles perguntando se eles aceitam estagiários, e se sim, o que você deve fazer para conseguir uma vaga! Vai fundo pois é super possível conseguir um estágio lá!
      Boa sorte!

      Excluir
  54. Olá, gostaria de saber se eu posso realizar as provas teóricas, um estágio fora e depois as praticas ou se precisa ser tudo seguido um do outro?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Não precisa ser seguido, pode fazer na ordem e no tempo que achar melhor!

      Excluir
  55. Obrigado pela ajuda , estou iniciando o 5º período na faculdade e verifiquei que a minha é cadastrada. Vou me preparar , pois tenho um árduo caminho de estudos.

    ResponderExcluir
  56. Se eu fizer faculdade no Brasil e especializacão nos EUA, consigo uma boa colocacão profissional ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deverá validar o diploma para trabalhar nos EUA, mesmo tendo feito especialização lá. Depois de validar e com uma especialização você terá mais chance de conseguir uma vaga do que alguém sem especialização.

      Excluir
  57. Verônica! Eles dão alguma indicação de livro pras provas? Falam os temas q vão cair? Vc disse q o q cai na prova a GNt praticamente nunca viu na faculdade... Existe algum roteiro de estudo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felipa,
      Infelizmente não tem nenhum roteiro de estudo, existe alguns sites como vetprep e zukku review que ajudam a direcionar o estudo. E o merck manual é um bom livro de estudo.

      Excluir
  58. Olá, Verônica! Gostaria de saber quanto tempo você levou no processo para a validação do seu diploma? E quanto gastou, em média? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luanna
      Vou terminar minha validação em 3 anos e meio (parei um ano para relaxar, senão acho que iria surtar hehe)
      Gatei por volta de 50.000 reais.

      Excluir
  59. Oi Veronica, achei seu blog muito bom. Quero saber se o mesmo se aplica ao Canada. Grata
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Eu sei que esta validação serve para o Canada, mas não sei se tem outra maneira de validar por lá.

      Excluir
  60. Olá!
    Gostaria de saber se caso não passe de primeira em alguma prova escrita ou prática teria que pagar cada tentativa ou se posso tentar mais vezes por um determinado tempo com um pagamento? Obrigada!!!! Seu blog ajuda muito!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana Paula,
      No caso das teóricas você deve pagar todas as suas tentativas. No caso da pratica, se você reprovar no máximo 3 partes, você paga um valor menor para refazer estas partes, se reprovar mais deverá refazer e pagar tudo novamente

      Excluir
  61. Ola, muito bom o blog parabéns, sou recém formado em med. vet. e estou seguindo esses passos para validar o diploma tbm, minha duvida seria sobre o visto, queria saber na pratica como é para tirar o visto de trabalho, sendo que na teoria só é dado a pessoas especiais ou profissões em falta nos EUA, eles tem algum projeto para imigrar vets, ou o jeito é ir com visto de estudante mesmo ? obrigado, boa sorte !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Julio,
      Para estagiar pode ser o de estudante, para trabalhar terá que ser o H1B visa, e a empresa que te contratar terá que te ajudar a consegui-lo!

      Excluir
  62. ola acompanho os seus posts sempre que posso e gosto de todos. Mas eu gostaria de saber como conseguir um estagio em uma clinica de animais de pequeno porte. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Você terá que pesquisar e escolher as clínicas que você gostaria de estagiar e mandar um email para ver como funciona no local específico!

      Excluir
  63. Olá Verônica...
    Primeiramente quero dizer que amei seu blog. Suas dicas e informações me ajudaram muito com muitas dúvidas que eu tinha.
    Quero e vou...rs... estagiar nos Estados Unidos... na verdade tenho em mente em morar lá e fazer minha carreira la... enfim... Sou formada em turismo, porém não era o que eu queria, e entao decidi com quase 30 anos fazer aquilo que eu realmente sempre quis...estou no terceiro semestre de vet e pretendo ir em janeiro do ano que vem... porém ainda não tenho experiência na área... vou começar estagio no meio do ano. Você acha que não tendo experiência consigo um estágio lá fora? ou eles exigem algum tempo de experiencia antes de ir? Seria interessante fazer cursos especializados antes também?

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luciana,
      No link abaixo explico como conseguir os estágios, e o que seria importante.
      http://www.vevet.com.br/2013/02/estagios-com-animais-selvagens-e.html
      Experiência não é exigida, mas é legal fazer um estagio por aqui antes para aproveitar mais o seu estagio por la! Ingles fluente é exigido!

      Boa sorte :)

      Excluir
  64. Ola minha faculdade não consta , gostaria de saber quais os estados do EUA são aceitos o AVMA
    principalmente califórnia
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Debora
      O ECFVG são aceitos em todos os estados, o PAVE deve ser conferido no site deles

      Excluir
  65. Oi Verônica!!! E você saberia informar como funciona em outros países (como Austrália e Nova Zelândia)? Lá também tem que validar? Já olhei no google e não acho nada sobre isso! Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lara
      Também tem que validar Lara, eu sei que o ECFVG é aceito por lá, mas não sei dizer se tem outra maneira!

      Excluir
  66. O que falta para você poder ingressar nos USA ?
    Só pode pedir visto de trabalho, se tiver o emprego certo em mãos ?
    Tenho 20 anos e a vontade de trabalhar lá é imensa, mas não sei se faço a faculdade aqui no Brasil ou se faço lá mesmo, meu inglês é fluente, já morei nos USA quando criança, continuei estudando para não esquecer o inglês.
    Dependendo do processo aqui no Brasil e se for demorado principalmente, acho que vale a pena fazer lá, o que acha Verônica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Leonardo!
      Falta eu passar na ultima prova da validação (CPE) e depois vou tentar um internato ou residencia!
      eu particularmente acredito que financeiramente compensa mais validar o diploma (mais barato que fazer faculdade lá) mas se a parte financeira não tiver em questão, eu acho um ótimo caminho fazer faculdade lá!

      Excluir
  67. Verónica, gostaria de saber em quanto tempo eu valido se passar de primeira em todas as provas. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  68. Olá Veronica, são esses mesmos passos para conseguir no Canadá também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por responder Verônica :) .

      Mais uma perguntinha, infelizmente minha faculdade (UEM) não é reconhecida pela AVMA, vc sabe se o PAVE é reconhecido em alguma província do Canada?

      Excluir
  69. Olá Verònica,
    Aqui no Brasil trabalhei com resgate de fauna em obras ambientais (hidrelétricas, duplicação de rodovias, etc). Nos EUA existe vaga para esse ramo da veterinária?
    Se não for pedir muito mais 2 perguntas: qual salário médio de um veterinário nos EUA e se no início é melhor tentar vagas em grandes ou pequenas cidades.
    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, Desculpa a demora na resposta.
      Sinceramente não sei sobre vagas na sua área de atuação, com certeza tem, mas não tenho informações sobre o assunto.
      O salario depende da área que você for seguir e do estado que for atuar. Um veterinário de cães e gatos ganham em média entre 5000-8000 dolares/mes.
      Acredito que cidades pequenas terão menos concorrência.

      Excluir
  70. Oi Verônica! Quanto ao Toefl, a nota mínima nas quatro partes deve ser alcançada em um único teste? É possível apresentar teste anterior para demonstrar que a nota miníma para uma determinada parte já foi alcançada antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, você deve alcançar a nota minima em todas as partes em um único teste.

      Excluir
  71. Meus anos de faculdade no Brasil pode dispensar o undergraduate nos EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não tenho certeza, o ideal é mandar um email para a faculdade de interesse e ver o que eles te respondem.

      Excluir
  72. Eu moro em Nova York, também estou em processo de validação pelo ECFVG, agora vou fazer a prova do BCSA.
    Você mora nos USA? Teve facilidade em conseguir estágio na área?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda moro no Brasil. E sim, já consegui vários estágios na área, foi bem fácil, é só pedir com 1-2 anos de antecedência. Como foi na prova?

      Excluir
  73. Oi Veronica! O que compensa mais nesses lugares, trabalhar com pequeno ou grande porte? E quando tempo dura a validação do diploma até começar a trabalhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A validação dura entre 2-4 anos geralmente, depende da parte financeira e de tempo disponível para estudo. Depois você deve correr atras de emprego, então o tempo é compatível com os contatos que você tem, o estado que você pretende trabalhar, o tempo que vai demorar para tirar o visto de trabalho..

      Excluir
  74. Boa tarde Verônica
    Estou no terceiro ano de Vet,gostaria muito de ir terminar meus estudos fora do Brasil,mais vi comentários seus não aconselhando pois há uma grande burocracia o custo é muito alto e a concorrência é enorme.
    Mais as ninjas dúvidas são,é vantajoso trancar um semestre ou um ano aqui no Brasil e ir fazer estágio fora daqui?
    É vantajoso também eu dar continuidade fora do Brasil é possível fazer isso?
    E se eu abandonar tudo aqui e começar do zero ou nos EUA,Canadá,Austrália,trabalhar me esforçar correr atrás da bola para conseguir pagar o valor que eles pedem ai será que eu consigo emprego para bancar isso??
    Eu já tenho 24 anos e não quero mais perder tempo a não ser que valessem a pena.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, desculpa a demora na resposta.
      Eu tranquei um semestre para fazer estágio. Não me arrependo e faria de novo. A experiência que você ganha é impagável, assim como os contatos que você faz.
      Eu acredito que não seja possível dar continuidade lá...mas o ideal é você falar com as universidades e ver o que elas te falam.
      A sua terceira pergunta é muito complexa e depende de mil fatores, se você para lá sem ser formada, você vai conseguir um subemprego, que eu não acredito que te pague bem o suficiente para pagar os fees da faculdade e pagar a sua vida lá. Mas é um questão de correr atrás e procurar oportunidades, ver se alguma faculdade estaria disposta a te oferecer uma bolsa de estudos talvez....não sei, teria que pesquisar.

      Boa sorte!

      Excluir
  75. Olá Verônica, tudo bem?
    Meu nome é Bruna Manssano
    Primeiramente, parabéns pelo Blog!!! Muito informativo... Mas como todos acima, também tenho minhas dúvidas.
    Sou veterinária formada a 2 anos, já morei no Canadá (por experiência durante 6 meses) então tenho um bom inglês, trabalho hoje como veterinária e moro no Brasil.

    Vontade: Ir morar no USA com meu namorado.

    Dúvidas:
    1 - Consigo fazer esse processo todo morando lá?
    2 - Preciso de alguma autorização do consulado pra passar por esse processo lá e assim me manter "legalizada" durante esse tempo?
    3 - Preciso de algum visto especial? (de trabalho ou de estudante) Ou conseguiria com meu visto de turista?
    4 - Existe alguma função na area veterinária que eu poderia exercer durante esse processo, como auxiliar veterinário por exemplo? Qualquer função que me mantivesse em contato com a profissão durante esse período de validação do diploma.
    5 - Meu namorado e eu queremos muito ir já pra lá, temos apenas um sonho de ter uma vida boa juntos e nossos vistos de turismo, teria alguma dica (fora as perguntas que já fiz) pra nos dar? Qualquer luz é bem vinda!!! Apesar de seu blog já nos ter ascendido tantas...

    Desde já, obrigada pela preocupação em compartilhar suas experiências e ajudar solucionar tantos "Por Que's" que haviam...

    Aguardo ansiosa sua resposta

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, desculpa na demora da resposta.
      1. Consegue sim, na verdade a maioria das provas são lá.
      2. Não, você deve ter um visto que te permita morar lá por pelo menos 2 anos.
      3. Para ir fazer as provas você pode fazer com o visto de turista.
      4. Sim você pode trabalhar como auxiliar de veterinária, mas deve arranjar um lugar que esteja a disposto a te ajudar com o visto de trabalho. Você não pode trabalhar com o visto de turista.

      Na verdade eu te aconselho a começar o processo o quanto antes, eu escolhi trabalhar aqui e ir apenas para fazer as provas, pois financeiramente compensa (auxiliar de veterinária não ganha muito bem).

      Espero ter ajudado :)
      Boa sorte!

      Excluir
  76. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  77. oi, gostei muito, tenho muito interesse em ir embora para Dallas mexer com cavalos, gostaria de algumas dicas de como consegui um estagio durante minhas férias de final de ano. se puder me ajudar. meu email beatriz.xavier.damaceno@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, desculpa a demora na resposta, mas este ano foi uma loucura.
      Bom não sei se você ja conseguiu, mas você deve procurar um lugar de interesse (clinica, hospital, universidade) e entrar em contato para saber os pré-requisitos, e geralmente eles tem um fila longa de alunos que pedem estágio, então em alguns lugares você deveria pedi estágio com mais de um ano de antecedência.

      Excluir
  78. ótimo post.
    uma pergunta: como vc organizou seus estudos para a primeira prova? Tem alguma lista bibliograáfica atualizada? Já me formei há um certo tempo, e estou pensando em validar o diploma em outro país que não os EUA, porém o processo é semelhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, onde você pensa em validar o diploma? Depois me conta como foi.
      Então sempre aconselho usar sites como vet prep e zukku review e o merck manual. Se planeje para estudar pelo menos 4-6horas por dia por uns 6 meses.

      Boa sorte!

      Excluir
  79. Olá Verênica, gostei tanto das informações que você compartilhou, que li todos os comentários ;D... Assim ficando curioso a cada resposta sua... Você conta sua trajetória para conseguir ingressar uma carreira em outro país, e aí conseguiu? (desculpa pela intromissão, mas é muita curiosidade o>)... Este também é meu sonho, de morar e trabalhar fora do Brasil, sou graduando de biologia pela federal da Grande Dourados, e tecnicamente me formaria este ano 2015 :( , mas pretendo ingressar em veterinária logo que terminar minha graduação, que é o que eu realmente sempre quis... Além da minha pergunta indiscreta :) , como foi a receptividade do pessoal americano durante seu estágio?
    Gostei muito das informações... abc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando!
      Fico feliz que tenha gostado do blog! Bom, ainda não ingressei no mercado de trabalho porque ainda não acabei a validação....assim que tiver novidades conto aqui!
      Em relação a receptividade: eles foram otimos! fiz grandes amigos e sempre me trataram como igual :) ....muitas vezes me respeitando mais do que aqui no meu proprio país!

      Excluir
  80. Olá Verônica, tudo bem? Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu Site, realmente esclarecedor e muito direto nas dúvidas que nós temos ...
    Sou vet no Brasil há 15 anos, pós graduada em fisioterapia e acupuntura veterinária e trabalho com reabilitação há 10 anos.
    Gostaria de saber se para exercer, exclusivamente, acup e/ou fisio vet nos EUA precisaria validar meu diploma? Ou se um curso technician vet seria suficiente? Não consigo ninguém que consiga me esclarecer essa dúvida....
    Desde já muito obrigada!
    Joyce Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce tudo bom? Não é você que tem a clínica ao lado da Tutti Cane?
      Fico feliz que você goste do blog!
      No caso de reabilitação não precisa não, existe uma outra validação para trabalhar somente com reabilitação animal, uma amiga minha esta fazendo (se quiser me manda um email drapardini@gmail.com que te coloco em contato com ela, pode ser?)

      Beijos!

      Excluir
  81. Olá, tenho interesse de terminar o ultimo ano da faculdade na California, isso é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que não, pelo ensino ser muito diferente (eles fazem 4 anos de pre vet e 4 anos de vet school), mas não custa mandar um email para UC davis e vê o que eles te falam! E depois me conta :)

      Excluir
  82. Olá Verônica!
    Em primeiro lugar quero te agradecer por todas as informações que você disponibilizou aqui. Sâo muito úteis!
    Queria saber se há possiblidade de ter contato com algum modelo de Basic Clinical Science Examination - ECFVG. Eu queria ver o tipo e nível de pergunta que é feita na prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disponibilizei uma apostila aqui na lojinha do blog
      http://www.vevet.com.br/p/loja-virtual-vevet.html

      Mas você pode ver alguns sites, como vet prep e Zukku review!

      Excluir
  83. Oi, td bem?
    Então, sei que nos EUA tem o veterinary technician, nao fiz ainda faculdade no Brasil e estava pensando em tentar esse tecnico. Oq vc indica ou sabe sobre, acredito que seja bem mais do que eu sei.
    Thks e adorei mto seu post!
    Todo sucesso pra vc seguindo essa carreira incrivel!
    =^.^=

    ResponderExcluir
  84. Oi Verônica, quais foram os materiais que você usou para estudar para as provas? Algum livro específico?

    Nossa você é um anjo por ter tudo explicadinho, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  85. Bom dia, gostaria de saber se pode me ajudar. Durante o período de provas posso exercer a profissão até á coclusão? franciscolanca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. Oi Verônica, queria muito saber se consigo exercer a profissão de TÉCNICO de veterinário no exterior , procuro muito sobre isso mas nunca achei nada à respeito!.
    Obrigada <3

    ResponderExcluir
  87. Olá Verônica
    Queria saber se é preciso fazer todas essas etapas caso tenha o mestrado.
    Estou terminando o meu e gostaria de trabalhar nos EUA.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  88. Bom dia Veronica, minha Universidade não é filiada a AVMA, tem com fazer essa filiação, ou tem algum outro processo para validação de diploma.
    Obrigado
    Daniel Jordão

    ResponderExcluir
  89. Olá Veronica tudo bem?
    Veronica li os comentários pra ver se eu achava alguma reposta para a minha pergunta (porque eu sei como e chato e chato ficar respondendo a mesma coisa 1.000.000.00 de vezes) e não achei. Queria te perguntar se pra fazer esse processo tenho que esta morando nos EUA? Ou eu posso morar aqui no Brasil e ir quando estiver próximo de fazer as provas?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  90. Olá Veronica, boa noite.

    Estava lendo as perguntas anteriores e em uma das suas respostas, vc disse que achava dificil passar nas prova sem fazer um curso aqui nos EUA. Tem algum curso aqui que prepara veterinarios estrangeiros? Estou muito interessada, pq pretendo voltar para os EUA. Ja fiz estagio aqui e agora estou voltando para o BR para fazer meu ultimo semestre.

    Muito Obrigada

    Aline de Souza Conceicao

    ResponderExcluir
  91. se a faculdade nao está nas listadas no site que vc passou, não tem como validar o diploma?? D:

    ResponderExcluir
  92. Olá Verônica, eu aqui de novo :) Tenho uma dúvida sobre essa parte: "Todos os inscritos a partir de janeiro de 2014 terão que comprovar que já realizaram cirurgias até 5 anos antes do CPE (você deve provar que já foi o cirurgião principal em pelo menos uma castração de fêmea, e assistente em pelo menos mais 5 procedimentos cirúrgicos)".
    Esses 5 anos contam cirurgias somente apos a faculdade ou se fizer cirurgias dentro da faculdade ou em estágios antes de formar também já conta ? Obrigada :)

    ResponderExcluir
  93. Olá, e como posso fazer residencia nos Eua? Preciso validar meu diploma antes e depois prestar residencia em algumas atividades?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  94. Como faço pra conseguir um estágio nos EUA?

    ResponderExcluir
  95. Oi , se Eu passar em todos esses tópicos,e eu encontrar um emprego lá , eles vão me dar o Green Card ? vou poder ficar legalmente No pais ?

    ResponderExcluir
  96. Olá verônica, muito obrigado pelo post, me despertou muito o interesse. Sou graduando de medicina veterinária ainda e penso em migrar após algum tempo de formado. Tenho uma dúvida, mesmo se eu validar o meu diploma nos EUA, tem como eu morar legalmente lá? Por conta de que a validação do diploma não vai me garantir um green card, não é? Ai para eu trabalhar como veterinário, teria que morar legalmente nos EUA? Obrigado.

    ResponderExcluir
  97. Olá Verônica! Eu encontrei esse blog um dia desses e achei esse post maravilhoso porque sempre tive vontade de morar e trabalhar nos EUA. Bem, eu nem sei se você está ativa no blog atualmente e se irá responder meu comentário, mas me deu uma vontade de comentar. Eu ainda estou no início do meu curso de Medicina Veterinária pela UEMA e quando vi que você disse que a faculdade precisava está inscrita no programa da ECFVG eu pensei "Nossa, nunca que minha faculdade vai está nesta lista, já desanimei". Só que fui ver a lista e para minha surpresa ela está sim! (: Mas aí ficou a dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar; na lista tem Universidade Estadual do Maranhão mas indica - São Luís, mas meu campus da UEMA é em outra cidade do estado, então faz diferença? Só vale se eu estivesse estudando em São Luís ou pode ser qualquer cidade desde que eu esteja na universidade citada?
    Obrigada desde já, amei seu blog <3

    ResponderExcluir
  98. Veronica, minha faculdade não esta no site. Neste caso eu devo entrar na faculdade nos usa ?

    ResponderExcluir
  99. Oi, Verônica, como você disse, todos que forem fazer o CPE devem ter feito cirurgias até 5 anos antes, sendo assim, um recém formado aqui no brasil é capaz de fazer a prova?

    ResponderExcluir
  100. Olá Veronica, para fazer fellowship é necessário validar o diploma?

    ResponderExcluir
  101. Olá Verônica, como vai?
    Sou Veterinária recém formada. Surgiu a possibilidade de eu ir morar um tempo nos EUA. Não penso em validar o diploma, mas gostaria de fazer um curso (ex: treinamento em ecocardiograma), pós-graduação ou especialização. Tudo na área de pequenos. Você sabe me informar como essas coisas funcionam? Sabe como começar a procurar por isso? Não tenho nem ideia de por onde começar...
    Ficaria muito grata se você pudesse me ajudar.
    Parabéns pelo blog!!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  102. Ei Verônica. Eu fiz a pergunta anterior. Esqueci de mencionar que tenho interesse também em residência! É possível? Abraços

    ResponderExcluir
  103. Ola. Tudo bem?
    Gostaria muito de saber mais sobre como voce faz comprovar experiência em cirugia, pois tenho que providenciar essas provas.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  104. esse é o mesmo esquema para quem fez faculdade particular no Brasil? Grata.

    ResponderExcluir
  105. Oi Verônica, tudo bem?
    Sempre quis ser veterinária e quero me especializar em animais silvestres.
    De uns meses pra cá, tenho pensado muito em sair do Brasil..
    A verdade mesmo é que meu destino do coração é Africa.
    Assisto esses programas do Animal Planet ou mesmo os da Discovery e já me imagino lá.. no meio do mato com todos aqueles animais fantásticos rsrs
    Achei ótimo seu site, já me ajudou muito..
    Mas quero saber.. Como faço pra fazer a faculdade lá?
    Você pode me ajudar?
    Ou acha melhor eu fazer aqui no Brasil e depois tentar ir pra lá?
    Obrigada <3

    ResponderExcluir
  106. Ola Veronica
    Com o visto de turista e estando lá eu consigo dar entrada na validação? Uma vez q o visto de turista vale apenas por seis meses no máximo. Outra dúvida, o visto de estagio existe nesse caso? Eu posso dar entrada por la? Minha mãe mora la e por isso tenho esse suporte. Mas existe estagios remunerados para q eu possa ter uma renda? Tenho interesse de montar um pet shop, como é esse mercado lá?
    Desde ja agradeço sua atenção
    Camila Leite

    ResponderExcluir
  107. Olá boa noite,
    Adoro seu blog e gostaria de saber como está o seu processo já conseguiu terminar tudo? Uma outra dúvida é saber se é mais difícil ser contratada depois de concluir todos os processos por não ser americana?
    Assim Pq eles contratariam uma brasileira tendo vet americanos?

    ResponderExcluir
  108. Oi, estou acompanhando sua história e gostaria de saber se já conseguiu concluir seu processo?
    Outra dúvida é difícil uma brasileira conseguir emprego nos eua? Pois patriotas do jeito que são pq empregariam uma Vet brasileira podendo empregar uma americana. Fico pensando se depois de tanto trabalho terei emprego.

    ResponderExcluir
  109. Verônica, adorei o post, me tirou mtas dúvidas!!
    Vc sabe como fazer para que o technician em veterinária trabalhe aí?? Tenho um grande interesse de trabalhar assim por aí e gostaria de saber se é um caminho mais fácil. Vc sabe sobre o assunto??

    ResponderExcluir
  110. Olá sou eu de novo! Por favor responda minha pergunta, agradeço muitíssimo ^^

    ResponderExcluir
  111. Olá.

    eu estou cursando o primeiro ano de veterinária no Brasil e talvez tenha que mudar para os EUA (provavelmente Chicago) sabe me dizer quais as minhas opções?

    Obrigada

    Tatiana

    ResponderExcluir