sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Guia do proprietário de primeira viagem: Porquinho-da-índia (A gaiola ideal)

Depois de escolher o seu porquinho-da-índia com ajuda do post da semana passada, está na hora de levá-lo para casa!

Lembre que este animalzinho é medroso e inseguro, dê um tempo (que pode variar de dias a semanas) para ele se acostumar com a nova casa e com você. Por isso não se sinta rejeitado caso ele não seja muito sociável neste começo, não é nada pessoal!



Logo vocês serão melhores amigos! (Fonte: attackofthecute.com)
Para fazer com que ele se sinta mais em casa monte a gaiola maneira correta! Aqui vão algumas dicas:

Quanto de espaço ele precisa? No minimo 30 x 60 cm (e 30 cm de altura), mas claro que maior é sempre melhor!

A melhor opção de gaiola não é uma gaiola, mas sim um cercadinho de telas aramadas (você pode montar de vários tamanhos e formatos).


(Fonte: cidadedosporquinhos.blogspot.com)
Eles devem ter um lugar onde possam se esconder (como a casinha na imagem acima), e brinquedos próprios para porquinhos da índia.

Estes animaizinhos geralmente preferem defecar em um canto, portanto é aconselhável ter uma caixinha "banheiro" para ajudar na limpeza da gaiola, essa caixinha pode ser preenchida com papel toalha rasgado e deve ser limpa diariamente. Deixar o feno próximo do banheiro ajuda a incentivar o porquinho da índia usar o seu banheirinho!
Deixe a gaiola em um local quieto, que tenha ventilação e que mantenha uma temperatura amena (20°C-24°C) - estes animais são sensíveis tanto ao frio quanto ao calor (temperaturas fora desta zona de conforto podem matar o seu porquinho)!
Forragem: há algumas outras opções, mas a melhor, na minha opinião, é constituída de duas camadas.
  1. Camada de baixo: material absorvente (ex: toalha, fraldinha).
  2. Camada de cima: soft (fleece, manta polar).

    (Fonte: www.porquinhodaindia.info)
É visualmente muito bonito. O soft não absorve a urina, a deixa passar por ele, sendo absorvido pela camada de toalhas abaixo dele. Não fica com cheiro forte rapidamente, como outras forrações.
É reutilizável e os porquinhos da índia gostam muito.

A limpeza diária é simples, apenas recolher as fezes que ficam sobre ele; a limpeza completa é a cada 5 dias ou semanal, dependendo do espaço x número de porquinhos. 

Sempre que for brincar com ele fora de sua casinha, tome cuidado com fios elétricos, plantas ou objetos que podem cair em cima do animalzinho.

Verônica Pardini, DVM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Pode colocar jornal e em cima feno dentro da gaiola ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo colocar nem jornal nem feno! Primeiro pq o jornal é tóxico, e o feno ele vai comer (colocar um pouco de feno para ele comer é bom, mas não para forrar a gaiola). A forragem ideal é realmente a descrita no post

      Excluir
  2. Estava pensando em uma gaiola com uma bandeja para colocar a serragem... Assim seria ruim? Estou pensando e comprar um, mas tenho muitas dúvidas em relação à que tipo de gaiola comprar!...

    ResponderExcluir
  3. Olá sou dona de um grupo de porquinhos da índia, cujo único intuito é ajudar aos proprietários de pigs, inclusive os pais de primeira viagem.
    Posso então publicar o link dessa matéria, achei muito boa, e obviamente darei os devidos créditos.

    ResponderExcluir
  4. o meu soft fica com o xixi por cima, oq faço?

    ResponderExcluir