sábado, fevereiro 09, 2013

Estágios com animais selvagens e aquáticos no Exterior

Antes de sair para pular carnaval decidi fazer um post que eu sei que vai ajudar muitos estudantes de Veterinária!

Tenho recebido alguns emails de pessoas me pedindo para explicar como eu consegui meus estágios nos EUA, hoje vocês irão descobrir!

Vamos passo a passo?

1º passo (ou melhor, primeira pergunta): Você tem inglês fluente? 
  • Se a resposta foi não: Corra atrás! Se você já tem uma boa noção da língua eu focaria em aulas particulares de conversação. Outra dica é ler artigos científicos e livros de veterinária em inglês, afinal você também precisará saber o "Veterianês" em outra língua!
  • Se a resposta foi sim: Ótimo! Você esta mais próximo de alcançar o seu sonho!

2º Passo: Onde encontrar os estágios:

Você precisa saber que estágios são chamados de "Externships" (e não "Internships" como muitas pessoas acreditam).

No site abaixo você encontrará links para vários estágios em zoológicos e aquários.

American Association of Zoo Veterinarians:
http://www.aazv.org/displaycommon.cfm?an=1&subarticlenbr=336

Agora é uma questão de pesquisar o que é melhor para você! Fique atento.... alguns lugares têm as posições para estagiários lotadas com mais de 1 ano de antecedência (os meus estágios eu reservava 2 anos antes!) - então se planeje!

3º Passo: Fazendo contato:

Os estágios são fáceis de conseguir uma vez que a vaga pra data escolhida exista. Então mande um email para o contato do estágio escolhido e converse! Geralmente eles pedem para você mandar uma "Cover Letter" (carta explicando os motivos que te levaram a escolher este estágio, dê uma razão para eles te escolherem!), o seu "CV" ou "Resume" (currículo) e algumas vezes eles pedem o seu histórico escolar (não esqueça de mandar traduzir em um tradutor juramentado ok? - você encontra no google).
Depois disso é só esperar a reposta de aceitação!

Algumas dicas:
  1. Os estágios geralmente tem duração entre 2 e 8 semanas (na minha opinião não fique menos de 4 semanas, é o tempo ideal para você se adaptar ao local e aprender muito!).
  2. Alguns estágios oferecem moradia ("housing"), outros não.
  3. Para alguns estágios pode ser necessário o aluguel de carro.
  4. Ao chegar lá esteja de coração e mente aberta e o mais importante: se dedique! (se você planeja um dia tentar uma residência ou trabalho no exterior são os contatos e amizades que você fizer lá que vão te ajudar!).
  5. Quando não estiver tendo nenhum procedimento você tem duas opções: estude ou grude nos Veterinary Techinicians (eles são os "enfermeiros"), são pessoas que sabem muita coisa de medicina veterinária - na minha opinião esteja com eles em todos os momentos livres.
  6. Alguns lugares te dão a oportunidade de escrever um trabalho de pesquisa! Faça! (eu tive meu "paper" aceito no Journal of Avian Medicine and Surgery antes de me formar).
  7. Aproveite cada segundo! Tanto no estágio quanto nos momentos de folga! Saia, se divirta, faça amizades! É isso que vai fazer esta experiência ser inesquecível!
O que vocês acharam? Díficil? A única coisa que eu posso dizer é que todo sacríficio vale a pena! Eu garanto!

Fonte: Arquivo pessoal.
Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida mande para: drapardini@gmail.com.br

M.V. Verônica Pardini

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

49 comentários:

  1. Oi Verônica!
    Sou aluna de Vet da Anhembi e vi você falando sobre seu blog lá no facebook! Estou adorando!! Parabéns pela iniciativa! :D
    Uma dúvida que eu fiquei é se o estágio que você fez fora do Brasil foi durante a faculdade e como você fez para conciliar as duas coisas!
    Fiquei morrendo de vontade de fazer um estágio assim, só me falta o inglês fluente! hehehehe!
    Muito obrigada pelas dicas!
    Um abraço!
    Ps: adicionei você no meu blog como favorito =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria!
      Obrigada por acompanhar o blog!
      Então, o meu primeiro estágio fora do país foi na época de férias de final do ano do meu 2º ano (Janeiro-fevereiro), fiquei 6 semanas no Memphis Zoo - dá para fazer isso tranquilamente, só cuidado para ter certeza das suas datas de prova final antes de marcar a passagem e o estágio! Logo após meu 7º semestre eu tranquei a faculdade para fazer estágio fui 2 semanas para o CRAM e depois 9 semanas no Mystic Aquarium (eu aconselho trancar a faculdade se você não tiver nenhuma DP - com dp vc acaba complicando a sua grade, mas é tudo uma questão de avaliar a sua situação. E meus outros 3 estágios nos EUA foi durante o meu estagio obrigatorio (fiquei os 5 meses fora do país)!
      Então corre atrás do inglês e vai fazer estágio!! Certeza que você vai aproveitar muito e vai conseguir conciliar com a facul!
      Boa sorte :)
      Beijos!

      Excluir
    2. Verônica, a unica dúvida que tenho é quanto a gastos, quais foram os seus gastos, em relação a passagens e hospedagens, etc.

      Excluir
    3. Isso depende muito do estágio Anderson. O que eu tive mais gastos foi no Aquário de Mystic, tive que alugar carro por 2 meses, aluguei um quarto na casa de uma das treinadoras por 100 dólares por semana, mais todos os gastos com comida (uns 80 dólares por semana). Em outros estágios eles ofereciam moradia, e carro não era necessário (então eu só gastava com comida e passeios). Sinceramente não sei preço de passagem, na maioria das vezes usava milhagem.

      Espero ter ajudado! :)

      Excluir
  2. Olá, boa tarde,

    O fato de trancar nao prejudicaria a aceitação do estágio lá fora, devido ao seguro e tudo mais? E eles acabam aceitando pessoas com muita vontade de aprender, porém com nenhuma experiencia???

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Trancar a faculdade não atrapalha em nada não! Você consegue fazer o seguro de vida normalmente.. eu nunca tive problema!
      Respondendo a sua segunda pergunta, se você estiver no começo da facul e nunca fez um estágio eles entendem, o que eles não gostam é se você estiver no penúltimo/último ano e tiver pouca ou nenhum experiência.
      Eles gostam de ver esforço e dedicação! Mas tudo é uma questão de escolher para onde você quer ir, conversar com o responsável pelo estágio e contar a sua situação!
      Espero que eu tenha ajudado!
      Beijos!

      Excluir
    2. Poxa, brigadão, ajudou sim... =D!!!

      Porém estou no penúltimo ano e realmente com animais aquáticos e silvestres não tenho nenhuma experiência... =/!!! Rs*

      Mas agradeço muito sua atenção e a dica... =D!!!

      Bjaum

      Excluir
  3. ola veronica! onde voce se formou em ingles?obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então na verdade fui alfabetizada em inglês e português, então nunca tive problema com a gramática! Tive aula com professor particular para desenvolver conversação, e no segundo ano do colegial fiz 6 meses de intercambio no Texas!

      Excluir
  4. Ola veronica, fiz high school nos estados unidos, voce acha que fica um pouco maia facil pra eu conseguir uma vaga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Olha, eu acho que não faz muita diferença... vai facilitar para você por ter ingles fluente, mas eles dão muita oportunidade para todos, independentemente da onde fizeram o colegial.

      Excluir
  5. Oi Veronica, parabens pelo blog e por nos ajudar com tantas informações úteis. Gostaria de saber se para fazer o estágio lá o visto é específico e se eles fornecem os formulários necessários para tirar o visto ou se é o visto de turismo mesmo. Outra dúvida é se tem limite de idade como algumas modalidades de intercambio. MV é a minha segunda faculdade, já tenho 27 anos, e para alguns intercambios eu já não poderia ir. Isso vale para o Externship? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Fico feliz que você goste do blog! Então, depende do lugar. Tem local que exige visto de estudante (eles ajudam com os documentos necessários para tirar o visto), outros deixam você fazer o estágio com o visto de turista mesmo. Para fazer a externship você precisa estar matriculada na faculdade de veterinária. Se você ainda esta na faculdade você pode ir independentemente da idade :)

      Boa sorte!

      Excluir
  6. OI Verônica adoro seu blog, gostaria de saber se vc tem alguma indicação para o meu estagio obrigatório na área de equinos nos EUA ou Canadá e como faço para ter contato com o lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina, então não tenho nenhum local especifico para te indicar, mas vou te dar umas dicas: tente estágios em equinos nas universidades (principalmente nas Universidades do Texas e do Tennessee), acho que você irá aprender mais! Agora para achar o local, faça igual a mim, procure no google e depois que achar um local que te interesse mande um email para o responsavel demonstrando interesse no estagio.
      Boa sorte!

      Excluir
  7. Oi Verônica, adoro o seu blog.. sempre com boas informações!
    Gostaria de saber se você conhece algum lugar mais específico que trabalhe com tartarugas marinhas fora do Brasil, sou apaixonada por elas e meu sonho é conseguir seguir carreira nessa área, porém estou terminando o 3 ano e mando meus documentos desde o 1 ano pra vários lugares aqui no Brasil como o Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba porém nunca me chamam e já estou ficando preocupada em ir pro 4 ano sem experiências.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, mil desculpas pela demora na resposta!!
      Olha fora do Brasil se você fizer estágio em aquário você terá contato com tartarugas marinhas!
      Já no Brasil tente estágio no CRAM (centro de reabilitação de animais marinhos) geralmente eles tem tartarugas em reabilitação!

      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  8. Olá Verônica, gostaria de saber como conseguiu entrar nos EUA, ter o visto para estudar lá, pois comecei minha aula de inglês, e também vou começar a faculdade de veterinaria daqui 1 ano, só estou me preparando.. Enfim, não foi dificil conseguir esse visto ? e se você sabe se pro Canadá é o mesmo esquema para validar o diploma?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o esquema de validação é o mesmo para o Canada, essa revalidação vale para toda a América do Norte. Para fazer o estágio geralmente ter o visto de turismo é o suficiente, mas se o local exigir outro visto eles ajudam com a documentação.

      Excluir
  9. Boa noite, Verônica! A pouco tempo descobrir que minha area da veterinária é animais silvestres exoticos, infelizmente no Brasil é area restrita. O seu blog me esclareceu dúvidas, mas bateu um certo temor, meu inglês é pessímo, vou tentar correr atrás de um curso. Vou acompanhar seu blog, ele é muito bom!

    ResponderExcluir
  10. É fácil conseguir estágio no exterior nos últimos anos de faculdade de medicina veterinária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, se você tiver inglês fluente e pedir o estágio com pelo menos 2 anos de antecedência.

      Excluir
  11. Tem que pagar pelo estágio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo estágio você não paga, você as vezes terá que pagar pela estadia, carro e comida.

      Excluir
  12. Tem como fazer estágios durante as férias no exterior? Se sim,isso vai ajudar no currículo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que tem, é só programar com 2 anos de antecedência. Qualquer experiência é valida e valoriza o currículo, principalmente uma experiência internacional.

      Excluir
  13. Tem que pagar o trasporte dos estágios no exterior ou é por conta da faculdade?

    ResponderExcluir
  14. mandei email demonstrando interesse pra vários, só tenho uma duvida, quando for mandar curriculum e a cover letter já mando a reserva pra data ou eles me avisam a época disponível? Tu achas que carta de recomendação de professores da faculdade influenciam em alguma coisa? desde já grata pela atenção, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente você faz o primeiro contato e depois eles te enviam um email pedido outras informações, como as suas datas de preferência!

      Excluir
  15. Olá Verônica, parabéns pelo Blog, é excelente !!!!
    O contato que devo fazer com as vagas são por email mesmo ??
    E estes estágios costumam ser totalmente sem remuneração ?

    Obg, Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marina,
      Sim o contato pode ser feito por email. Alguns locais oferecem moradia e o omaha zoo da (ou pelo menos dava) 70 dolares por semana de ajuda de custo , mas sim no geral são todos sem remuneração.

      Excluir
  16. Olá, outra pergunta é como posso ou o que devo escrever no meu email para a instituição de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve falar um pouco de você e mostrar seu interesse pelo estágio e perguntar como você deve fazer para se inscrever, e partir dai, vê o que eles respondem.

      Excluir
  17. Veronica é possível conseguir estágio após ser formada??? Como é o procedimento após eu estar formada, porém recém formada? Me formei esse ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente eu não sei, aconselho a mandar um email para o seu lugar de interesse e perguntar se eles aceitariam!

      Excluir
  18. Olá Verônica, eu vou formar no fim de 2017. Eu fiz intercambio nos EUA no fim do meu 3 ano de universidade e inclusive fiz estagio num zoologico lá. A minha experiência foi maravilhosa porém eu tive menos atividades realmente relacionadas com a parte medica do que eu gostaria e fui mt limitada pelo meu tipo de visto. Eu quero fazer meu estagio obrigatório de fim de curso lá tb, mas não exatamente no mesmo zoo. O fato de vc ter feito em 3 zoos foi pq eles não davam o tempo de estagio que vc precisava pq vc queria diferentes esperiencias? Qual tipo de visto vc solicitou? Quanto tempo em cada zoo?
    Desculpa por esse monte de perguntas! Muito obrigada desde já! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu sempre fui com Visto b1/b2 e nunca me impediram de fazer nada em relçaão a parte medica!

      Excluir
  19. Olá, Verônica. Então, gostaria de saber como é esta carta de recomendação. Pode me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carta de recomendação deve ser escrita por um profissional da area que te conhece, te recomendando para uma posição que voce tenha interesse

      Excluir
  20. Veronica, entrei no curso agora, estou no 1 periodo, é muito cedo pra ja ir pedindo vaga?

    ResponderExcluir
  21. Olá boa noite, sou estudante de medicina veterinária (P6), estou me preparando para realizar um estágio no Texas em 2018, mas como é tudo novo, eu gostaria de trocar ideia com pessoas que ja tiveram esta experiencia. Voce poderia me ajudar, ou me apresentar outras pessoas, outras plataformas e blogs onde consigo encontrar ex alunos e trocar informações?

    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vida é meio corrida hehe mas me mande um email que tentarei te ajudar
      drapardini@gmail.com

      Excluir
  22. Olá Verónica, eu amei o seu blog, ele me ajudou muitooo!
    Eu gostaria de saber se para fazer um estagio nos EUA ou Canadá precisa apresentar o diploma de inglês ou basta ter o inglês fluente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente basta ter o ingles fluente, nunca me pediram diploma nos eua

      Excluir