Tenho recebido alguns emails de pessoas me pedindo para explicar como eu consegui meus estágios nos EUA, hoje vocês irão descobrir!
Vamos passo a passo?
1º passo (ou melhor, primeira pergunta): Você tem inglês fluente?
- Se a resposta foi não: Corra atrás! Se você já tem uma boa noção da língua eu focaria em aulas particulares de conversação. Outra dica é ler artigos científicos e livros de veterinária em inglês, afinal você também precisará saber o "Veterianês" em outra língua!
- Se a resposta foi sim: Ótimo! Você esta mais próximo de alcançar o seu sonho!
2º Passo: Onde encontrar os estágios:
Você precisa saber que estágios são chamados de "Externships" (e não "Internships" como muitas pessoas acreditam).
No site abaixo você encontrará links para vários estágios em zoológicos e aquários.
American Association of Zoo Veterinarians:
http://www.aazv.org/displaycommon.cfm?an=1&subarticlenbr=336
Agora é uma questão de pesquisar o que é melhor para você! Fique atento.... alguns lugares têm as posições para estagiários lotadas com mais de 1 ano de antecedência (os meus estágios eu reservava 2 anos antes!) - então se planeje!
3º Passo: Fazendo contato:
Os estágios são fáceis de conseguir uma vez que a vaga pra data escolhida exista. Então mande um email para o contato do estágio escolhido e converse! Geralmente eles pedem para você mandar uma "Cover Letter" (carta explicando os motivos que te levaram a escolher este estágio, dê uma razão para eles te escolherem!), o seu "CV" ou "Resume" (currículo) e algumas vezes eles pedem o seu histórico escolar (não esqueça de mandar traduzir em um tradutor juramentado ok? - você encontra no google).
Depois disso é só esperar a reposta de aceitação!
Algumas dicas:
- Os estágios geralmente tem duração entre 2 e 8 semanas (na minha opinião não fique menos de 4 semanas, é o tempo ideal para você se adaptar ao local e aprender muito!).
- Alguns estágios oferecem moradia ("housing"), outros não.
- Para alguns estágios pode ser necessário o aluguel de carro.
- Ao chegar lá esteja de coração e mente aberta e o mais importante: se dedique! (se você planeja um dia tentar uma residência ou trabalho no exterior são os contatos e amizades que você fizer lá que vão te ajudar!).
- Quando não estiver tendo nenhum procedimento você tem duas opções: estude ou grude nos Veterinary Techinicians (eles são os "enfermeiros"), são pessoas que sabem muita coisa de medicina veterinária - na minha opinião esteja com eles em todos os momentos livres.
- Alguns lugares te dão a oportunidade de escrever um trabalho de pesquisa! Faça! (eu tive meu "paper" aceito no Journal of Avian Medicine and Surgery antes de me formar).
- Aproveite cada segundo! Tanto no estágio quanto nos momentos de folga! Saia, se divirta, faça amizades! É isso que vai fazer esta experiência ser inesquecível!
![]() |
Fonte: Arquivo pessoal. |
M.V. Verônica Pardini

Oi Verônica!
ResponderExcluirSou aluna de Vet da Anhembi e vi você falando sobre seu blog lá no facebook! Estou adorando!! Parabéns pela iniciativa! :D
Uma dúvida que eu fiquei é se o estágio que você fez fora do Brasil foi durante a faculdade e como você fez para conciliar as duas coisas!
Fiquei morrendo de vontade de fazer um estágio assim, só me falta o inglês fluente! hehehehe!
Muito obrigada pelas dicas!
Um abraço!
Ps: adicionei você no meu blog como favorito =)
Olá Valéria!
ExcluirObrigada por acompanhar o blog!
Então, o meu primeiro estágio fora do país foi na época de férias de final do ano do meu 2º ano (Janeiro-fevereiro), fiquei 6 semanas no Memphis Zoo - dá para fazer isso tranquilamente, só cuidado para ter certeza das suas datas de prova final antes de marcar a passagem e o estágio! Logo após meu 7º semestre eu tranquei a faculdade para fazer estágio fui 2 semanas para o CRAM e depois 9 semanas no Mystic Aquarium (eu aconselho trancar a faculdade se você não tiver nenhuma DP - com dp vc acaba complicando a sua grade, mas é tudo uma questão de avaliar a sua situação. E meus outros 3 estágios nos EUA foi durante o meu estagio obrigatorio (fiquei os 5 meses fora do país)!
Então corre atrás do inglês e vai fazer estágio!! Certeza que você vai aproveitar muito e vai conseguir conciliar com a facul!
Boa sorte :)
Beijos!
Verônica, a unica dúvida que tenho é quanto a gastos, quais foram os seus gastos, em relação a passagens e hospedagens, etc.
ExcluirIsso depende muito do estágio Anderson. O que eu tive mais gastos foi no Aquário de Mystic, tive que alugar carro por 2 meses, aluguei um quarto na casa de uma das treinadoras por 100 dólares por semana, mais todos os gastos com comida (uns 80 dólares por semana). Em outros estágios eles ofereciam moradia, e carro não era necessário (então eu só gastava com comida e passeios). Sinceramente não sei preço de passagem, na maioria das vezes usava milhagem.
ExcluirEspero ter ajudado! :)
Olá, boa tarde,
ResponderExcluirO fato de trancar nao prejudicaria a aceitação do estágio lá fora, devido ao seguro e tudo mais? E eles acabam aceitando pessoas com muita vontade de aprender, porém com nenhuma experiencia???
Grata.
Oi!
ExcluirTrancar a faculdade não atrapalha em nada não! Você consegue fazer o seguro de vida normalmente.. eu nunca tive problema!
Respondendo a sua segunda pergunta, se você estiver no começo da facul e nunca fez um estágio eles entendem, o que eles não gostam é se você estiver no penúltimo/último ano e tiver pouca ou nenhum experiência.
Eles gostam de ver esforço e dedicação! Mas tudo é uma questão de escolher para onde você quer ir, conversar com o responsável pelo estágio e contar a sua situação!
Espero que eu tenha ajudado!
Beijos!
Poxa, brigadão, ajudou sim... =D!!!
ExcluirPorém estou no penúltimo ano e realmente com animais aquáticos e silvestres não tenho nenhuma experiência... =/!!! Rs*
Mas agradeço muito sua atenção e a dica... =D!!!
Bjaum
ola veronica! onde voce se formou em ingles?obrigado!
ResponderExcluirOi! Então na verdade fui alfabetizada em inglês e português, então nunca tive problema com a gramática! Tive aula com professor particular para desenvolver conversação, e no segundo ano do colegial fiz 6 meses de intercambio no Texas!
ExcluirOla veronica, fiz high school nos estados unidos, voce acha que fica um pouco maia facil pra eu conseguir uma vaga?
ResponderExcluirOi Mariana! Olha, eu acho que não faz muita diferença... vai facilitar para você por ter ingles fluente, mas eles dão muita oportunidade para todos, independentemente da onde fizeram o colegial.
ExcluirOi Veronica, parabens pelo blog e por nos ajudar com tantas informações úteis. Gostaria de saber se para fazer o estágio lá o visto é específico e se eles fornecem os formulários necessários para tirar o visto ou se é o visto de turismo mesmo. Outra dúvida é se tem limite de idade como algumas modalidades de intercambio. MV é a minha segunda faculdade, já tenho 27 anos, e para alguns intercambios eu já não poderia ir. Isso vale para o Externship? Obrigada!
ResponderExcluirOi Renata! Fico feliz que você goste do blog! Então, depende do lugar. Tem local que exige visto de estudante (eles ajudam com os documentos necessários para tirar o visto), outros deixam você fazer o estágio com o visto de turista mesmo. Para fazer a externship você precisa estar matriculada na faculdade de veterinária. Se você ainda esta na faculdade você pode ir independentemente da idade :)
ExcluirBoa sorte!
OI Verônica adoro seu blog, gostaria de saber se vc tem alguma indicação para o meu estagio obrigatório na área de equinos nos EUA ou Canadá e como faço para ter contato com o lugar?
ResponderExcluirOi Janaina, então não tenho nenhum local especifico para te indicar, mas vou te dar umas dicas: tente estágios em equinos nas universidades (principalmente nas Universidades do Texas e do Tennessee), acho que você irá aprender mais! Agora para achar o local, faça igual a mim, procure no google e depois que achar um local que te interesse mande um email para o responsavel demonstrando interesse no estagio.
ExcluirBoa sorte!
Oi Verônica, adoro o seu blog.. sempre com boas informações!
ResponderExcluirGostaria de saber se você conhece algum lugar mais específico que trabalhe com tartarugas marinhas fora do Brasil, sou apaixonada por elas e meu sonho é conseguir seguir carreira nessa área, porém estou terminando o 3 ano e mando meus documentos desde o 1 ano pra vários lugares aqui no Brasil como o Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba porém nunca me chamam e já estou ficando preocupada em ir pro 4 ano sem experiências.
Obrigada!!
Oi Ana, mil desculpas pela demora na resposta!!
ExcluirOlha fora do Brasil se você fizer estágio em aquário você terá contato com tartarugas marinhas!
Já no Brasil tente estágio no CRAM (centro de reabilitação de animais marinhos) geralmente eles tem tartarugas em reabilitação!
Beijos e boa sorte!
Olá Verônica, gostaria de saber como conseguiu entrar nos EUA, ter o visto para estudar lá, pois comecei minha aula de inglês, e também vou começar a faculdade de veterinaria daqui 1 ano, só estou me preparando.. Enfim, não foi dificil conseguir esse visto ? e se você sabe se pro Canadá é o mesmo esquema para validar o diploma?
ResponderExcluirObrigada
Sim o esquema de validação é o mesmo para o Canada, essa revalidação vale para toda a América do Norte. Para fazer o estágio geralmente ter o visto de turismo é o suficiente, mas se o local exigir outro visto eles ajudam com a documentação.
ExcluirBoa noite, Verônica! A pouco tempo descobrir que minha area da veterinária é animais silvestres exoticos, infelizmente no Brasil é area restrita. O seu blog me esclareceu dúvidas, mas bateu um certo temor, meu inglês é pessímo, vou tentar correr atrás de um curso. Vou acompanhar seu blog, ele é muito bom!
ResponderExcluirMuito obrigada Tainara! E Boa sorte :)
ExcluirÉ fácil conseguir estágio no exterior nos últimos anos de faculdade de medicina veterinária?
ResponderExcluirÉ sim, se você tiver inglês fluente e pedir o estágio com pelo menos 2 anos de antecedência.
ExcluirTem que pagar pelo estágio?
ResponderExcluirPelo estágio você não paga, você as vezes terá que pagar pela estadia, carro e comida.
ExcluirTem como fazer estágios durante as férias no exterior? Se sim,isso vai ajudar no currículo?
ResponderExcluirClaro que tem, é só programar com 2 anos de antecedência. Qualquer experiência é valida e valoriza o currículo, principalmente uma experiência internacional.
ExcluirTem que pagar o trasporte dos estágios no exterior ou é por conta da faculdade?
ResponderExcluirTudo que você gastar no estagio é por sua conta.
Excluirmandei email demonstrando interesse pra vários, só tenho uma duvida, quando for mandar curriculum e a cover letter já mando a reserva pra data ou eles me avisam a época disponível? Tu achas que carta de recomendação de professores da faculdade influenciam em alguma coisa? desde já grata pela atenção, abraço.
ResponderExcluirGeralmente você faz o primeiro contato e depois eles te enviam um email pedido outras informações, como as suas datas de preferência!
Excluirfoi vc que pagou a passagem?
ResponderExcluirFoi sim Rogério!
ExcluirOlá Verônica, parabéns pelo Blog, é excelente !!!!
ResponderExcluirO contato que devo fazer com as vagas são por email mesmo ??
E estes estágios costumam ser totalmente sem remuneração ?
Obg, Marina.
Bom dia Marina,
ExcluirSim o contato pode ser feito por email. Alguns locais oferecem moradia e o omaha zoo da (ou pelo menos dava) 70 dolares por semana de ajuda de custo , mas sim no geral são todos sem remuneração.
Olá, outra pergunta é como posso ou o que devo escrever no meu email para a instituição de lá.
ResponderExcluirVocê deve falar um pouco de você e mostrar seu interesse pelo estágio e perguntar como você deve fazer para se inscrever, e partir dai, vê o que eles respondem.
ExcluirVeronica é possível conseguir estágio após ser formada??? Como é o procedimento após eu estar formada, porém recém formada? Me formei esse ano
ResponderExcluirSinceramente eu não sei, aconselho a mandar um email para o seu lugar de interesse e perguntar se eles aceitariam!
ExcluirOlá Verônica, eu vou formar no fim de 2017. Eu fiz intercambio nos EUA no fim do meu 3 ano de universidade e inclusive fiz estagio num zoologico lá. A minha experiência foi maravilhosa porém eu tive menos atividades realmente relacionadas com a parte medica do que eu gostaria e fui mt limitada pelo meu tipo de visto. Eu quero fazer meu estagio obrigatório de fim de curso lá tb, mas não exatamente no mesmo zoo. O fato de vc ter feito em 3 zoos foi pq eles não davam o tempo de estagio que vc precisava pq vc queria diferentes esperiencias? Qual tipo de visto vc solicitou? Quanto tempo em cada zoo?
ResponderExcluirDesculpa por esse monte de perguntas! Muito obrigada desde já! Parabéns pelo blog!
Nossa, eu sempre fui com Visto b1/b2 e nunca me impediram de fazer nada em relçaão a parte medica!
ExcluirOlá, Verônica. Então, gostaria de saber como é esta carta de recomendação. Pode me dizer?
ResponderExcluirA carta de recomendação deve ser escrita por um profissional da area que te conhece, te recomendando para uma posição que voce tenha interesse
ExcluirVeronica, entrei no curso agora, estou no 1 periodo, é muito cedo pra ja ir pedindo vaga?
ResponderExcluirVc pode pedir para o segundo ano da faculdade
ExcluirOlá boa noite, sou estudante de medicina veterinária (P6), estou me preparando para realizar um estágio no Texas em 2018, mas como é tudo novo, eu gostaria de trocar ideia com pessoas que ja tiveram esta experiencia. Voce poderia me ajudar, ou me apresentar outras pessoas, outras plataformas e blogs onde consigo encontrar ex alunos e trocar informações?
ResponderExcluirObrigado desde já!
Minha vida é meio corrida hehe mas me mande um email que tentarei te ajudar
Excluirdrapardini@gmail.com
Olá Verónica, eu amei o seu blog, ele me ajudou muitooo!
ResponderExcluirEu gostaria de saber se para fazer um estagio nos EUA ou Canadá precisa apresentar o diploma de inglês ou basta ter o inglês fluente?
Geralmente basta ter o ingles fluente, nunca me pediram diploma nos eua
Excluir