quarta-feira, fevereiro 27, 2013

A jornada rumo ao sonho americano (TOEFL)

Hoje é dia de seguir com a nossa jornada rumo a validação do diploma nos EUA!

Nossa próxima parada é a comprovação de fluência da língua inglesa.
Calma, não é o bicho de 7 cabeças que a maioria das pessoas pensa que é.

Como eu disse em um post anterior, você pode comprovar esta fluência através de algumas provas: iB-TOEFL, o IELTS e o CAEL.

Eu escolhi fazer o iB-TOEFL (feito no computador), por isso é sobre ele que eu vou falar hoje!


Esta prova verifica a sua capacidade de entender inglês em um nível de Universidade, avalia quão bem você sabe escutar, ler, falar e escrever em inglês.

O ECFVG exige nota mínima de:
  • 25 no "Listening".
  • 22 no "Writing".
  • 22 no "Speaking".
  • 23 no "Reading" 

**Leve em consideração que o máximo de pontos que é possível fazer em cada parte é 30.

São notas altas, portanto é necessário se preparar para esta prova caso você não esteja 100% seguro com o seu conhecimento da língua.

Neste link tem ofertas de materiais para preparação (nunca comprei nenhum por isso não posso opinar sobre qual é melhor). Aqui você também encontra um teste de graça, o qual vai te ajudar a se familiarizar com o formato da prova! (Aconselho baixar, realmente te faz ter uma noção do que esperar no dia da prova).

http://www.ets.org/toefl/ibt/prepare/

A dificuldade maior não são as questões, mas sim o pouco tempo que temos para respondê-las. Saiba administrar o seu tempo.

Dica: na parte do "Reading" o tempo fica muito curto, o que eu faço é ler a pergunta e procurar no texto a resposta. Não dá tempo para ler todo o texto para depois começar a responder as questões!


Neste link tem um vídeo que explica tudo sobre o TOEFL:

http://www.ets.org/s/toefl/flash/17494/TOEFL_Resources_Web_Video.htm

Custo: No Brasil a prova custa 250 dólares.

Depois de ter feito o teste, o resultado demora aproximadamente 2 semanas para sair. Você poderá ver ele online, e você também receberá via correio, neste formato:





Caso você tenha conseguido a nota necessária, peça no site do TOEFL que uma cópia do seu resultado seja enviada para o ECFVG (Código: 1212).

Se você não conseguir a nota exigida na primeira vez, NÃO DESANIME... é só estudar mais e repetir o teste ok? Tudo vai dar certo!!

Dica: Se você fez o TOEFL nos últimos dois anos antes da "Application" e a nota atingiu o que o ECFVG exige, você pode enviar este resultado para eles!! O TOEFL tem validade de 2 anos!

:)
M.V. Verônica Pardini Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. ola veronica onde voce fez ingles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então na verdade fui alfabetizada em inglês e português, então nunca tive problema com a gramática! Tive aula com professor particular para desenvolver conversação, e no segundo ano do colegial fiz 6 meses de intercambio no Texas!

      Excluir